Criatividade no trabalho

Mostre sua criatividade.
Mostre sua criatividade.

Tornar-se um destaque no ambiente de trabalho é o desejo da maior parte dos profissionais. Desenvolver habilidades e competências é essencial para conquistar uma posição de maior visibilidade. Entretanto, a característica que irá evidenciá-lo de forma única é a criatividade no trabalho.

Algumas habilidades são padrão, ou seja, requerem aprendizados que são unificados a todos, como técnicas de liderança, gestão de negócios, trabalho em grupo etc., e indispensáveis para o profissional que pretende ter uma carreira de sucesso. A criatividade, por sua vez, é moldada por suas experiências e aptidões, o que a tornará singular, representando sua própria visão do mundo.

Como se destacar

Para ampliar as chances de se destacar no mercado de trabalho por meio da criatividade, a primeira coisa que deve ser feita – aliás, que nunca deve deixar de ser feita – é adquirir conhecimento. É preciso tomar contato com diversas informações e não apenas com o nicho do qual faz parte, pois, muitas vezes, a melhor solução ou ideia está fundamentada em saberes de várias áreas.

A multiplicidade da criatividade está baseada, exatamente, em todas essas possibilidades de conhecimento que diferem cada ser humano. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ser executado de diversas formas, assim como o regente de uma orquestra interpreta cada sinfonia de uma forma: de acordo com suas referências pessoais.


Dedique-se ao sucesso

Para alcançar esse status é preciso se preparar. Inicialmente, volte-se à prática do autoconhecimento para definir seus gostos e preferências, a partir disso determine quais são as áreas que mais o atraem e, então, estude para compreender o funcionamento desses campos de atuação. É indispensável que se debruce em novas tendências para estar sempre antenado às novas tecnologias e possibilidades, o que facilita a união da criatividade com a inovação.

Para desenvolver a competência da criatividade, a opção ideal é o Personal & Professional Coaching, treinamento exclusivo para formação em coaching da Sociedade Brasileira de Coaching. Nesse processo, o profissional terá contato com os passos necessários para adquirir essa habilidade ou outras que desejar. O desenvolvimento de competências deve passar pelos seguintes estágios: identificação, entendimento, assessment, aquisição, experimentação, prática e aplicação. Com o coaching, a busca pelo crescimento profissional se torna muito mais assertivo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.