Cuidados com as amizades no ambiente de trabalho

Fazer amigos no emprego pode contribuir bastante para a carreira profissional, pois, além de melhorar o trabalho em equipe, ajuda a criar laços que podem resultar em parcerias e indicações importantes. Entretanto, para evitar constrangimentos e conflitos no ambiente de trabalho, é fundamental equilibrar a amizade com a responsabilidade profissional.

A amizade no trabalho torna o clima organizacional melhor, aumenta a motivação dos colaboradores e facilita a superação dos desafios diários. O problema é que quanto mais próxima é a relação maior é a probabilidade de desentendimentos, fofocas e favorecimento indevido.



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Veja quais cuidados tomar com o relacionamento interpessoal no trabalho:

Analise a cultura da empresa – observe se os gestores costumam incentivar a amizade entre os colaboradores ou não.

Separe bem os papéis – saiba o momento de ser amigo e de ser colega de trabalho, sobretudo em relação a chefes e subordinados.

Permaneça imparcial – suas decisões devem ser neutras e com base no que é melhor para a empresa. Nada de favorecer os colegas que considera amigos.

Mantenha o profissionalismo em primeiro lugar – caso precise fazer uma crítica ao colega, que também é amigo, procure conversar num local reservado. A intimidade não pode ser desculpa para esquecer as normas de boa convivência.

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Coloque o papo em dia depois do expediente.

Saiba guardar segredos – conserve o sigilo a respeito de informações pessoais dos colegas ou de dados da empresa que não podem ser divulgados.

Seja discreto – evite contar tudo o que se passa em sua vida pessoal no emprego. O ambiente pode ser amigável, mas não deve deixar de ser profissional.

Tenha atenção com as redes sociais no trabalho – seja cauteloso com suas publicações, pois os colegas de equipe que fazem parte de seus amigos virtuais podem sentir-se ofendidos com comentários inadequados.

Não se isole – tente relacionar-se com todos, ainda que apenas cordialmente, e jamais crie “panelinhas” para sentir-se mais seguro ou confiante dentro da organização.

Seja sempre transparente – é importante que os colegas reconheçam a relação pessoal que existe entre vocês.

Fuja da fofoca – evite manifestar-se sobre assuntos polêmicos e, se tiver algo a dizer para alguém, fale diretamente com a pessoa.

Coloque o papo em dia depois do expediente – nada de conversas longas, e-mails pessoais ou troca de mensagens particulares no chat durante a jornada de trabalho.

Resolva as diferenças fora da empresa – se o desentendimento com um colega for pessoal, o problema deve ser discutido e solucionado fora do ambiente de trabalho.

Seguindo essas dicas, é possível ter amigos no trabalho sem prejudicar seu desempenho profissional.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.