Cuidados na festa de confraternização da empresa

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Comemorações na empresa

É comum que as empresas realizem festas de confraternização para seus colaboradores, com a intenção de compartilhar datas comemorativas e proporcionar momentos de coletividade repletos de diversão e informalidade. Esses encontros podem ser uma oportunidade para o profissional estabelecer influência, contatos, troca de experiências profissionais e, inclusive, de ideias sobre soluções para demandas e tarefas, angariando ainda mais credibilidade e reconhecimento.

Entretanto, quando o profissional esquece que aquele ambiente está cercado de colegas de trabalho, inclusive de seus superiores, ele pode acabar se excedendo e causando alguns constrangimentos – tanto para sua imagem quanto para as das outras pessoas que participam da confraternização.

Não exagere na bebida e controle os comentários

Para não se arrepender de alguma atitude que foi tomada na festa de confraternização da empresa é necessário que exista coerência no comportamento do profissional. Quando o local oferece bebida alcoólica, por exemplo, é importante que se beba moderadamente, e se não está habituado a ingeri-la, evite-a, pois o vexame será, com certeza, prejudicial à sua imagem.

Vale lembrar de que nas festas de confraternização os gestores estão presentes e que qualquer tipo de comentário que seja ofensivo e remeta à administração deles pode trazer diversos problemas à sua carreira. Fazer comentários sobre outros colegas também deve ser evitado, isso impede que a fofoca seja o centro da festa.

 



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Use a festa de confraternização a seu favor

Para aproveitar a festa de confraternização, especialmente a seu favor, aproveite o bom ambiente com os amigos de trabalho e seus gestores para mostrar um pouco de suas qualidades pessoais: ser uma pessoa extrovertida e bem-humorada são qualidades que levam as pessoas a se aproximarem de você e manterem contato.

Criar possibilidades de troca de experiências, pessoais e profissionais, com seus superiores também pode abrir oportunidades para que eles conheçam você melhor. Todos esses comportamentos são extremamente positivos, porém, não deixe que os momentos de descontração com os colegas de trabalho passem, pois as ligações criadas ali serão úteis para o desenvolvimento profissional.

Quer saber mais? Leia o artigo “Momentos de descontração”, no Blog SBcoaching.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.