Uma coisa é fato: ninguém nasce líder. Liderança é um constante exercício de aprendizagem e autoconhecimento. Um curso de liderança tem como objetivo desenvolver habilidades para que profissionais/gestores extraiam o melhor de sua equipe, bem como de si mesmo.
Por muito tempo, a liderança foi caracterizada como uma forma de controle baseada na opressão e dominação. Todavia, com as mudanças nas relações de trabalho, esse conceito foi modificado e a função do líder passou a ser motivar as pessoas, incentivando a superação de limites e o trabalho em equipe.
Vale lembrar que, líderes não são apenas aqueles que ocupam cargos de liderança numa empresa. Existem pessoas que conseguem influenciar e direcionar equipes, mesmo em outras funções. Isso acontece porque, além da capacidade de entusiasmar os colegas de trabalho, elas têm uma boa inteligência emocional.
São indivíduos que conhecem bem a si mesmos, compreendem seus sentimentos e utilizam esse conhecimento para reconhecer as emoções do outro e lidar melhor com quem está ao redor.
Desenvolvendo a liderança
O bom líder nunca para de aprender e sempre busca soluções para acompanhar as mudanças que ocorrem à sua volta. Ele procura, de forma contínua, maneiras de otimizar o trabalho e auxiliar os membros da equipe.
De acordo com Daniel Goleman, autor dos livros FOCO e Inteligência Emocional, para exercer uma boa liderança e construir uma carreira profissional de sucesso, o profissional precisa desenvolver e aprimorar três pontos fundamentais:
Foco interno
Profundamente ligado à inteligência emocional, esse ponto exige que o líder seja capaz de conhecer o que o motiva, o inibe, o irrita e o deixa desestabilizado. Deste modo, é possível monitorar os pensamentos e reações, lidar melhor com o estresse cotidiano e manter o autocontrole para tomar as decisões de forma assertiva.
Foco em outros
Colocar-se no lugar do outro é o passo principal para desenvolver essa característica. Quando o profissional aprimora sua empatia, ele consegue compreender melhor as dificuldades e limitações de cada membro da equipe e, assim, pode encontrar um meio para resolver os problemas. Uma forma de aperfeiçoar essa competência é realizar feedbacks com um coach ou com pessoas próximas, para saber o que eles sentem e pensam.
Foco externo
Para desenvolver esse foco é necessário ter a ajuda de alguém mais experiente, que seja um exemplo a ser seguido e tenha conhecimento suficiente para passar orientações sobre como gerir uma empresa ee quais são as tendências mundiais que podem afetar o negócio, como novas tecnologias e mudanças econômicas.
Quando o líder consegue estabelecer esses três focos, ele é capaz de controlar melhor sua mente e de gerir sua equipe, bem como sua carreira pessoal e profissional, de maneira mais eficaz.
Além disso, passa a ser um modelo de autocontrole, inspirando cada um dos seus liderados a desenvolver a própria inteligência emocional.
Treinamento e curso de liderança
No cenário atual, sobretudo na esfera organizacional, um dos recursos mais escassos é o talento da liderança. Diferentemente do que muitos pensam, liderar não é apenas tomar a frente em uma equipe, delegar funções e cobrar resultados.
A liderança exige muito mais que isso. É preciso ter visão abrangente do negócio, determinação para fazer escolhas, coragem para assumir riscos e humildade para aprender com os erros.
O bom líder nunca para de aprender e sempre busca soluções para acompanhar as mudanças que ocorrem à sua volta. Ele procura, de forma contínua, maneiras de otimizar o trabalho, auxiliar os membros da equipe e conhece-los melhor.
Ser líder significa assumir uma série de responsabilidades e uma postura proativa diante das situações, ou seja, adotar atitudes adequadas em prol de resultados positivos e significativos.
A liderança tem como principal função estabelecer a condução estratégica da empresa, estabelecendo as metas, comunicando-as aos colaboradores e motivando-os a alcançar os resultados pretendidos. Nas organizações, o papel da liderança envolve o alinhamento das necessidades estratégicas do negócio com as dos indivíduos, a fim de orientar as duas partes em direção a um desenvolvimento expressivo.
O líder é um exemplo para os membros da equipe. Assim sendo, é fundamental que ele se mantenha motivado, saiba determinar objetivos de maneira clara, trabalhe com afinco para alcançar as metas e seja flexível para adaptar-se às mudanças. Desse modo, ele será capaz de manter seus funcionários motivados e produtivos.
Por isso, para que uma empresa conquiste êxito, é essencial investir na formação de líderes, e o coaching é uma das ferramentas mais eficazes para ensinar um profissional a liderar uma equipe de forma assertiva.
Afinal, coaching é um processo que visa elevar a performance dos indivíduos, com o intuito de ampliar sua capacidade de alcançar objetivos e grandes realizações.
A SBCoaching, pioneira em coaching e a maior instituição do mundo no segmento, desenvolveu uma série completa de cursos de liderança que une as técnicas de coaching, conceitos e pesquisas cientificamente comprovadas da Psicologia Positiva, para formar líderes de alta performance, capazes de engajar e maximizar o desempenho de suas equipes.
A formação em liderança tem como foco o desenvolvimento das competências que tornam a tarefa de liderar mais fácil e eficaz. Por meio desse programa, baseado em métodos cientificamente validados, os líderes aperfeiçoam suas habilidades em gestão de pessoas e conseguem conduzir equipes com mais eficiência para alcançar os melhores resultados.
Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e busca:
- Potencializar a produtividade da sua equipe;
- Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
- Promover mudanças e melhorias contínuas;
- Ser um líder 100% eficiente;
- E muito mais!
O curso de liderança da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para aprimorar suas habilidades e ter tornar um exemplo a ser seguido. Acesse nossa página de formação de líderes e confira todas as vantagens.