Depoimentos dos membros da SBCoaching®

Depoimentos de Solange Reis, Produtora Editorial, Pesquisadora Iconográfica, Professora e Coordenadora:

“Eu fiz a primeira parte do curso de Personal & Professional Coaching em Maio e farei a segunda em agosto”. Neste meio tempo estou atendendo a várias pessoas pro bonno e gostaria de relatar aqui brevemente como tem sido.

Meu primeiro coachee

Após cinco semanas (5 sessões), estourou na mídia com uma campanha nas mídias sociais e já mudou de departamento e função na empresa que trabalha os depoimentos foram determinantes, tudo isso em um prazo de 30 dias. Segundo ele, graças às tarefas e às reflexões, durante nossas sessões ocorreram mudanças em sua postura referente a pequenos hábitos e inseguranças (que o travavam) e que simplesmente mudou sua vida profisisonal de modo sigificativo. Mesmo diante dos resultados positivos e antes de completar as 10 sessões, ele quer continuar fazendo o processo. Essa semana iremos para a sétima. Não preciso dizer que estou tremendamente feliz e cada vez mais tendo a certeza que é essa carreira que quero para minha vida. Ele virou um case de marketing em mídias sociais, já deu duas palestras e vai ser tema de mestrado de uma jornalista.

Uma experiência fantástica

A segunda coachee precisei parar na 3ª sessão, pois a reação diante das questões foi de uma triste e clara constatação de profundo autoesquecimento e início de uma depressão. Ela concordou comigo que aquele não era o momento para coaching e sim para uma terapia. Concordamos que voltaríamos ao coaching quando ela se sentisse mais fortalecida e pronta. Ela está se tratando e tenho notado (como tenho contato mais ou menos frequente) pelas conversas e colocações que há uma melhora gradual. Ficarei no aguardo para que ela me procure para o coaching novamente. Essa também foi uma experiência fantástica, porque ficou muito claro como as perguntas são chaves para reflexões profundas/internas e para que a pessoa tenha a clara consciência do que está fazendo da própria vida, uma vez que o bem estar e a felicidade está na mão de cada um.

Como ultrapassar a resistência na hora de executar as tarefas

Os demais coachees (3)e os depoimentos estão entre as sessões 3 e 4 com resultados mais imediatos, pequenos no dia a dia, embora os objetivos sejam maiores. Particularmente, eu acredito que ocorre uma certa resistência na execução das tarefas. Tenho colocado a eles que a ação é fundamental para se obter resultados, mas também não adianta estipular grandes e difíceis tarefas, pois elas precisam ser condizentes com a realidade e as possibilidades do momento. E precisam entender o quanto aquele foco e aquele objetivo são importantes para eles. Tenho reforçado a pergunta do comprometimento e os questionado sobre a importância do objetivo escolhido.

Há um último coachee que começou esse sábado, portanto, muito cedo para qualquer observação.

Coaching: gratificante, desafiador e transformador

O fato é que tenho notado o quanto as pessoas estão fora do próprio centro, sempre pensando e referenciando suas vidas e suas realizações no outro, dando um grau de importância e poder ao que os outros vão achar, pensar ou fazer se eles seguirem seus verdadeiros sonhos e desejos de realização, seja no departamento que for da vida. Claro também que minha experiência como coach ainda é muito inócua para observações muito ‘deterministas’, no entanto, tenho como hábito, hobby e até mesmo trabalho, a observação do comportamento humano, e poder colocar uma lupa nesses comportamentos através do coaching tem sido muito bom mesmo pra mim. Tem sido de uma satisfação imensa. “Tanto que já gerou o meu próprio desafio pessoal, o de tornar essa minha única atividade profissional”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.