O desafio de encontrar seu lugar no mercado


Nem sempre encontrar a carreira certa é uma tarefa fácil. A maioria das pessoas escolhe o que vai fazer pelo resto da vida ainda aos 18 anos, quando se presta o vestibular e num momento em que não há uma visão clara do mercado de trabalho.
Esse e outros motivos podem levar a uma grande insatisfação com a atividade profissional que exerce. Buscar o lugar certo no mercado é imprescindível para atingir a satisfação profissional.


Saiba como encontrar a carreira profissional que mais lhe agrade.

Conheça a si mesmo

Quando não se encontra a felicidade na profissão, é preciso dar um passo para trás e verificar o que está errado. Faça algumas perguntas a si, como: “O que eu faço melhor que os outros?”, “Aonde quero chegar?”, “O que preciso mudar?”. Essa reflexão poderá trazer respostas reveladoras sobre como fazer seu planejamento de carreira e encontrar a felicidade.

mulher homem trabalho
Avalie bem suas necessidades em sua carreira e se guie por essas dicas.


Existem outras dicas importantes para encontrar seu lugar no mercado de trabalho, que devem ser pensadas com bastante cuidado:
•           Você conhece sua personalidade? Caso você não saiba responder a essa pergunta, verifique com seus amigos e parentes. Sua personalidade influencia tudo o que você conseguiu e certamente é um fator decisório no que você ainda está para conseguir. Esse autoconhecimento vai lhe ajudar a escolher o que é melhor para sua vida profissional.
•           Saiba quais são seus filtros – ao longo da vida, criamos filtros mentais para ajudar nossas escolhas, mesmo que não percebamos. Tente listar os filtros que você criou, como noção de estabilidade profissional e comodismo, estude-os e veja até que ponto eles estão influenciando para escolhas equivocadas.
•           Qual o seu perfil? Se você é tímido ou extrovertido, agitado ou tranquilo, tem liderança ou prefere seguir ordens, procure os atributos de seu perfil que são mais positivos. Tente usá-los ao máximo, pois isso poderá ajudá-lo a se posicionar melhor no mercado de trabalho.
•           Quais são suas motivações? Dinheiro, estabilidade, autonomia e fama são algumas das motivações mais comuns entre os profissionais. Para melhorar sua produtividade, saiba o que lhe trará maior satisfação e foque nisso.
•           Atitudes positivas – não tenha medo de mostrar para as outras pessoas a sua positividade e as suas qualidades. Isso o ajudará a ser reconhecido e a alcançar mais rápido o que você almeja no mercado de trabalho.
Esses passos podem ser a chave para o seu sucesso profissional. Avalie bem suas necessidades em sua carreira e se guie por essas dicas. Você obterá vantagens para encontrar o seu lugar no mercado de trabalho.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.