DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO

Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda” – Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn

“O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo” Napoleon Hill.

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Empreender começa com um desejo!
Desejo de fazer algo por alguém, de ganhar mais dinheiro, de mostrar ao mundo suas ideias, de fazer a diferença, de ter mais flexibilidade de horário e, na realidade do Brasil, muitas vezes desejo de apenas dar uma condição de vida digna a sua família.
Mas o que é empreendedorismo e quais são seus maiores desafios?
Empreendedorismo: significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e, muitas vezes, está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
“Realize seus próprios sonhos. Do contrário, você será contratado para realizar os de outras pessoas” – Farrah Grey, empreendedor
Sem dúvida, tornar-se um empreendedor é uma das mais corajosas atitudes dos seres humanos; é acreditar que pode resolver um problema de algo ou alguém.
O que ninguém conta ao Empreendedor é quais serão os desafios que ele vai encontrar ao longo do caminho. Ninguém o prepara para lidar com isso, nenhuma faculdade cria um curso de desenvolvimento de empreendedores. No campo do desenvolvimento, fica cada um por si, mas esse artigo vem com o intuito de auxiliar e, principalmente, de clarear a trajetória a seguir para tornar-se um grande empreendedor.

Decidi escrever nesse artigo, as 10 áreas mais importantes que o empreendedor deve se manter atento e, principalmente, ativo para que seu negócio lhe traga os frutos desejados:

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1) CORAGEM – como explica o artigo “As 3 qualidades de um líder” – coragem não é a ausência de medo, mas a tomada de decisão de fazer aquilo que precisa ser feito, no momento que precisa ser feito.
O empreendedor tem o desejo de realizar algo, de prestar um serviço ou desenvolver um produto, e nem sempre seu caminho será fácil ou linear, por isso é preciso muita coragem.


2) VISÃO –
mais uma das “As 3 qualidades de um líder”, um empreendedor precisa saber aonde está e aonde quer chegar, precisa ter clareza do seu objetivo principal com o negócio. Assim, é essencial saber qual o “problema” seu produto ou serviço resolve para conseguir direcionar todos os demais itens da sua empreitada.

“O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa.” Pedro Passos – Natura.
 
3) PLANEJAMENTO – o empreendedor precisa dar conta de todas as áreas do seu negócio: operacional, administrativa, vendas, inovação, marketing. Assim, se ele não fizer um bom planejamento estratégico, vai passar seu dia “apagando” fogo, resolvendo somente o que aparece como prioridade, tendo a sensação de que o mundo está contra ele. Por isso, é essencial que o empreendedor ao realizar um Planejamento, consiga estabelecer  o que realmente é importante para seus resultados.

“Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.” Abílio Diniz.

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4) FINANÇAS – É essencial que o empreendedor saiba olhar e analisar as finanças do seu negócio. Como assim? Ele precisa saber conceitos básicos como custo, fluxo de caixa, despesas fixas/variáveis. Segundo estudos, a maior falha do empreendedor é não separar suas finanças pessoais das finanças do negócio. Se ele ganha R$ 10 mil, ele gasta R$ 10 mil, mas esquece que seu negócio precisa ser estruturado de uma forma contínua.


5) VENDAS –
o empreendedor precisa se tornar um excelente vendedor. Aqui, estou falando não apenas de fechar pedidos, mas da arte de persuadir, de fazer contato, de entender as necessidades dos clientes. Ele precisa saber se comunicar, entender e ouvir o consumidor.

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6) MARKETING – Como ele coloca seu produto no mercado? Qual é a estratégia usada? Qual é seu público alvo? Hoje, acompanho alguns empreendedores que gastam muito dinheiro em canais que não lhe trazem qualquer retorno. Marketing sem estratégia de negócio é sinal de que você não valoriza seu dinheiro.

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7) NETWORKING – Extremamente necessário, o networking cria uma rede de contatos novos e que se interligam de acordo com seus interesses. Um bom empreendedor sabe que precisa estar em eventos, feiras e jantares, para conhecer novas pessoas e possíveis clientes.

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8) INOVAÇÃO – no começo tudo é novidade. Com o passar dos meses, vai ficando desinteressante, fora de “moda”. Assim, é extremamente necessário que você inove seu produto ou serviço, para trazer ainda mais valor para seu cliente. A inovação pode acontecer com estudos nacionais ou, muitas vezes, até internacionais. O importante é não parar.


9) PARCERIAS –
quais são as empresas e negócios que possuem clientes semelhantes aos que busco para o meu negócio? Como posso estruturar uma parceria ganha/ganha? Com quem devo entrar em contato, fazer um negócio, uma parceria? Grandes partes dos bons negócios acontecem com parcerias bem desenhadas, nas quais todos ganham: cliente/parceiro 1/parceiro2.

exemplo de coaching empresarial

10) LIDERANÇA – aqui estamos falando sobre a arte de inspirar e motivar pessoas a fazerem o que precisa ser feito.
É a melhor forma de um empreendedor manter o sucesso do seu negócio.
Tornando-se um grande líder, o empreendedor conseguirá desenvolver todas as habilidades acima.

Para colaborar com seu desenvolvimento como empreendedor e para que saiba por onde começar, indico aqui algumas atividades que podem levar seu negócio a outro nível:

  • Mantenha sua leitura em dia. É essencial ler bons livros para desenvolver suas ideias e estratégias;
  • Busque cursos de autoconhecimento e alta performance, eles o ajudarão a manter-se focado no que realmente importa;
  • Participe de eventos e congressos na sua área de atuação;
  • Converse com outros empresários e empreendedores, os negócios podem ser diferentes, mas algumas ideias podem ser bem adaptadas;
  • Procure a ajuda de um Business Coach, esse profissional possui as ferramentas necessárias para um ótimo planejamento estratégico;
  • Faça cursos para desenvolver-se como Líder;
  • Escolha pessoas para usar como modelagem, os que elas fazem que você precisa começar a fazer.
o que e um indicador de desempenho - indicadores de desempenho


Livros essenciais para um empreendedor:

  • Empreendedores Inteligentes – Gustavo Cerbasi
  • MBA IN ONE DAY – Ben Tiggelaar.
  • Estratégias Avançadas de Vendas – Villela da Matta e Brian Tracy.
  • Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill.
  • Trabalhe 4 horas por semana – Tim Ferris.
    Estou certa que, depois de ler essas obras, sua percepção sobre negócios já será outra.

Como empreendedora, busco sempre estar com uma “Academia de desenvolvimento” ativa, e sugiro que você busque fazer o mesmo.
2019 está chegando, quais serão os cursos que você fará para aumentar seus resultados e estratégias?
Seguem algumas sugestões do nosso portfólio:

  • MBA IN ONE DAY Os melhores conceitos sobre Liderança, Organização, Estratégias e Execução, sem duvida seus insights levarão o seu negócio para outro nível.
  • ADVANCED SALES STRATEGIES – O segredo dos maiores vendedores, agregado a melhor metodologia de vendas.
  • POSITIVE LEADER – Um programa de alta performance para te desenvolver como um líder incrível.
  • PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING – autoconhecimento e conhecimento de uma metodologia 100% aplicada para seu sucesso pessoal.


Preparado para fazer um 2019 diferente, pegue papel e caneta e comece a escrever suas próximas ações, seus próximos objetivos e metas.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.