Descubra as 8 características das empresas de sucesso

Você sabe o segredo das empresas de sucesso?

Tom Peters, um dos maiores especialistas em administração de empresas, dedicou parte de sua vida a desvendar este mistério. A busca pela excelência organizacional rendeu anos de estudos e pesquisas. Até que, com a ajuda do Robert Waterman, Peters descobriu o segredo das melhores empresas do mundo.

O resultado foi a publicação do best-seller In Search of Excellence, sucesso mundial, lançado no Brasil, com o título “Vencendo a crise”.

O livro apresenta as principais características que uma empresa precisa ter para ser bem-sucedida. Ou seja, leitura obrigatória para todos que buscam administrar ou empreender com excelência.

O que as empresas de sucesso têm em comum:

  1. Coloque a mão na massa e experimente novos conceitos

O conselho de Peters e Waterman, com base em suas observações, é colocar a mão na massa e experimentar coisas. Você não aprenderá quais são os resultados até que prove algo novo. Mudanças importantes surgem de experimentos, não apenas de análise.

  1. Tenha intimidade com o seu cliente

Muitas organizações defendem a importância do cliente da boca para fora, mas apenas as melhores vivem por ele. Por exemplo, em várias das empresas que Peters e Waterman investigaram, os gestores participavam todos os anos da parte operacional, por certo período, a fim de obterem interações reais com os clientes.

  1. Encoraje a autonomia e o empreendedorismo

As pessoas são livres para pensar e agir sozinhas. Na prática, isso significa que as empresas notáveis, independentemente do seu tamanho, tendem a operar como um conjunto de pequenas empresas. Unidades pequenas e relativamente autônomas têm a liberdade e a capacidade de decidir sozinhas em relação a vários assuntos.

  1. Motive os seus funcionários

Excelentes empresas obtêm um alto nível de produtividade, por meio da motivação de seus funcionários. Você deve inspirar os seus colaboradores, tratá-los como adultos, com confiança e respeito. É crucial que gestores e líderes se dediquem e ofereçam atenção às pessoas que trabalham para eles.

  1. Tenha valores práticos

As melhores empresas do mundo são movidas por valores práticos. Essa característica reflete as metas comuns, consideradas importantes pelos funcionários e motivadoras pela direção. A questão é: o que a sua empresa representa? No que você acredita? Peters e Waterman comentam que, na maioria das empresas de sucesso, fazer dinheiro nunca é a meta principal, mas uma consequência desses valores.

  1. Concentre-se em pontos fortes

Grandes empresas sabem quais são suas competências principais e se concentram nelas. Essas organizações não são tentadas a se diversificar ou fazer fusões por mero prazer de negócios. Empresas de sucesso sabem quais são suas competências essenciais e seus pontos fortes e sempre concentram-se nelas.

  1. Tenha um sistema simples e enxuto

Organizações bem-sucedidas não têm muito interesse no seu próprio tamanho ou em seus procedimentos. Elas têm uma forma simples e uma equipe enxuta. Dedicam maior parte do tempo em como simplificar as coisas.

  1. Opere de modo livre e firme ao mesmo tempo

Empresas de excelência sabem operar de modo livre e firme. Elas são, ao mesmo tempo, centralizadas e descentralizadas. De acordo com as pesquisas de Peters e Waterman, uma organização precisa de espaço para experimentos, certa quantidade de caos e ao mesmo tempo, ter regras centrais respeitadas por todos.

Peters afirma que se essas 8 características são a garantia para ter um negócio de sucesso e, se elas forem ignoradas, certamente, sua empresa fracassará.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.