O que você faz para o seu desenvolvimento pessoal?

Desenvolvimento pessoal

Falar sobre desenvolvimento pessoal é muito comum nos dias de hoje, uma vez que alcançá-lo significa também alcançar o sucesso, mas como desenvolvê-lo? Qual passo a passo se deve seguir? Quais situações atrapalham esse percurso? Ao longo desse artigo, abordaremos o tema e tentaremos responder tais questões.

Antes de tudo, vamos resumir o que é desenvolvimento pessoal. Basicamente, trata-se de um processo de potencialização das habilidades e competências pessoais, cujo intuito final é conquistar objetivos e alcançar o tão desejado sucesso – em todos os âmbitos da vida.

De uma forma geral, esse processo visa:

– Desenvolver qualidades e habilidades;

– Melhorar a performance profissional, alavancando a carreira;

– Alcançar todo o seu potencial pessoal;

– Aumentar a capacidade de controle, criando responsabilidade pelos eventos da própria vida.

Como alcançar o desenvolvimento pessoal?

De forma resumida: não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita disposição e colocar em prática, dia após dia, uma série de ações a fim de que virem hábito.

Antes de tudo, é primordial definir o que você deseja alcançar, quais são as suas metas. É preciso detalhar e especificar tudo muito bem. Isso pode ser feito ao responder quatro perguntas básicas:

– O que eu desejo (meta)?

– Para quando eu desejo?

– O que eu preciso para alcançar essa meta?

– O que farei para alcançá-la?

Ao se perguntar o que você quer fazer, escolha um objetivo que não seja vago e nem generalizado demais. Especifique, pois isso tornará o alcance do seu objetivo mais fácil, lhe ajudar a criar um norte e ajustando as áreas da sua vida conforme aquilo que você mais precisa focar no momento.

Por exemplo: se o profissional, por hora, é o seu foco, você terá que fazer algumas concessões na vida pessoal – e vice-versa.

Algumas técnicas para alcançar o desenvolvimento pessoal

Questionamentos

O autoconhecimento é parte essencial para se desenvolver como pessoa, e uma das melhores formas de conseguir se conhecer mais, é sempre se questionar sobre si, sobre suas atitudes sobre a vida, sobre o que você deseja, sobre o que você está fazendo para conseguir o que deseja – basicamente o que elencamos no tópico anterior.

Diário de agradecimento

Sim, escrever pelo que você é grato é muito útil! Pode ser um caderninho simples, onde se enumera dois ou três momentos de gratidão ao longo do seu dia. Isso auxilia na tarefa de enxergar a vida de uma maneira mais positiva e, quando estamos mais positivos, temos mais foco para alcançar nossos objetivos.

Invista em si mesmo

Faça cursos, palestras, leia livros sobre desenvolvimento pessoal. Enxergue como um investimento pessoal, que poderá trazer retorno a longo prazo. Você pode, ainda, investir em um processo de coaching, que ajuda muito a conquistar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, aplicadas por um profissional capacitado e experiente.

Conheça a SB Coaching e se surpreenda!

Esteja rodeado de pessoas com o mesmo objetivo

É muito importante ter à sua volta pessoas sintonizadas com os seus objetivos e que também visam se desenvolverem. Quer motivação e incentivo melhor que esse?

Foco, foco e foco!

Não existe passe de mágica. A única maneira de alcançar aquilo que desejamos é tendo foco e persistência. É preciso dar atenção ao que você deseja, focalizando constantemente em melhorias internas para aperfeiçoar suas ações rumo ao alcance desses objetivos.

Tenha uma atitude empreendedora

Conhecimento é sempre importante, por mais que você não deseje liderar uma empresa ou abrir o seu negócio. A atitude empreendedora exige o desenvolvimento de qualidades como autoconhecimento, automotivação, liderança, produtividade e marketing pessoal.

Ter uma atitude empreendedora na sua vida pessoal pode ser primordial no seu processo rumo ao desenvolvimento próprio. Um exemplo? Momentos de crítica. No lugar de se ofender com elas, deixando que elas te abatam, encare-as como construtivas e tire aprendizados.

Autoconhecimento é a chave de tudo

Existem, hoje, uma série de técnicas científicas e aplicáveis que auxiliam nessa busca – desde práticas orientais milenares até práticas ocidentais mais modernas. Nos dois casos, o intuito é o mesmo: tirar um tempo para conhecer a si mesmo e compreender os seus padrões de comportamento.

Pode ser yoga, meditação, psicanálise, terapia cognitivo-comportamental e até mesmo Programação Neurolinguística. Há outros exemplos que você pode procurar que visem o autoconhecimento.

Os maiores erros e desafios do desenvolvimento pessoal

Para tornar sua busca pelo desenvolvimento pessoal mais fácil, listamos abaixo alguns erros que você não deve cometer:

– Falta de metas;

– Falta de tempo;

– Falta de planejamento financeiro;

– Medo.

Além deles, não seguir as dicas dos tópicos anteriores, sem investir em autoconhecimento e sem ter foco nos objetivos, torna muito mais difícil se desenvolver como pessoa.

Conclusão

É importante compreender a si mesmo e os seus padrões de comportamento para alcançar o desenvolvimento pessoal, sempre canalizando seus pensamentos e atitudes a fim de criar um fluxo positivo.

O tempo também é importante, pois precisa ser muito bem otimizado. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a escolha de objetivos precisos e possíveis, tudo isso é importante nesse processo. Além disso, invista em si mesmo, use boas ferramentas para te motivar.

Seguindo essas dicas, esperamos que se sinta inspirado para iniciar essa jornada!

E saiba que nós da SB Coaching podemos te ajudar. Clique e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.