Desmotivação Empresarial: Um Mal que Cresce com o Tempo

“Para trilhar o caminho da excelência os trabalhadores necessitam de constante motivação e permanente instrução” – Walmir Celso Koppe

O que pode deixar um funcionário desmotivado? É comum, hoje em dia, você conversar com pessoas que não estão felizes por trabalharem onde estão, por reclamarem de seus serviços e ficam torcendo para que o horário passe logo e irem pra casa. Nesse caso, a frase “os incomodados que se mudem” não é necessariamente válida.



//

Se seus funcionários estão insatisfeitos com sua jornada empresarial, talvez o problema não seja necessariamente eles e sim da gestão da empresa.

Ao procurar pelas causas mais citadas sobre desmotivação dos colaboradores, as respostas mais comuns são: salário baixo, horas extras sem remuneração, falta de orientação de seus superiores, críticas constantes, trabalhos sem dinâmica, fiscalização excessiva, chefes autoritários, falta de liderança, falta de reconhecimento e ausência de plano de carreira.

Qual seria a melhor solução? Demitir todas as pessoas que estão infelizes ou mudar a postura dos gestores dentro da empresa?

Mais do que nunca, os chefes devem se tornar líderes e, junto com sua equipe, traçar metas que favoreçam tanto a empresa quanto seus funcionários.

É necessário que haja constante orientação, planejamento e definição de funções. Quanto mais organizada a empresa for, melhor.

A interação entre gestores e funcionários é extremamente necessária, já que as pessoas passam mais tempo em seus trabalhos do que com suas famílias. Um ambiente agradável e uma remuneração justa torna os funcionários mais eficientes e ágeis, trazendo assim, mais lucros para a empresa.

lideranca positiva como ser um lider
Chefes devem se tornar líderes e, junto com sua equipe, traçar metas que favoreçam tanto a empresa quanto seus funcionários

Confira algumas dicas disponibilizadas por um site de economia que podem ajudar a sua empresa a acabar com esse problema.

-Realizar pesquisas de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados.

-Implementar um plano de avaliação de desempenho frequentemente.

-Elaborar um plano de cargos e salários baseado em competências e com regras bem definidas, que devem ser muito bem divulgadas.

-Avaliação das necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las.

-Política de comunicação adequada, não deixando espaço para “a rádio-corredor”, possibilitando que todos os funcionários estejam de acordo com a missão da empresa.

Helgir Girodo, diretor executivo na Comercial Pampulha,  já disse “qualquer trabalho feito sem motivação e com desgosto produz um efeito indesejável”. Ou seja, cabe a um bom líder conhecer seus colaboradores e traçar os caminhos necessários para motivar sua equipe.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.