Desvendando o CRM Pessoal

Em uma empresa, a gestão do relacionamento com o cliente, também conhecida pela sigla CRM (Customer Relationship Management), é de fundamental importância para a saúde financeira do empreendimento. Afinal, é por meio da interação entre os agentes da oferta e da procura que o negócio prospera. No entanto os conceitos de CRM, que prezam pela satisfação e fidelização do cliente, não se aplicam apenas ao mundo corporativo. Eles também podem e devem ser usados para o desenvolvimento pessoal, ajudando o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, o propósito, a exemplo do conceito original, também é administrar a saúde das relações. Na adaptação da técnica para além da venda de produtos e serviços, os atores da demanda são representados pelos cônjuges, pais, filhos, colegas de trabalho e amigos.



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Aplicando nas atividades diárias

Adaptada para o dia a dia, a metodologia se torna um modelo de gestão pessoal e pode, inclusive, trazer benefícios para a carreira profissional de quem a tem como exercício. Confira algumas dicas que ressaltam as qualidades do CRM: – Ouvir e interpretar: antes de buscar qualquer objetivo, é essencial estar preparado para escutar. Mas não só isso. Além de ouvir, é preciso saber interpretar as informações, mantendo sempre o foco no emissor da mensagem e compreendendo o que ele procura.

caneta marca texto crm
O resultado obtido com essas atitudes é uma série de benefícios.

– Identificar necessidades: por meio de uma comunicação eficaz, que se baseia no que é ouvido, dialogado e compreendido, é possível conhecer o que o outro deseja. Esse procedimento ajuda a evitar mal entendidos e contribui para tornar mais claro o que se deve fazer e os resultados que se espera obter com determinadas ações. – Avaliar e agir: a partir do momento que as necessidades são identificadas, seja por meio de um pedido, um elogio ou uma crítica, que funcionam como uma espécie de feedback, é preciso tomar uma atitude a respeito. No entanto é importante saber avaliar cada necessidade com cuidado e agir conscientemente. O resultado obtido com essas atitudes é uma série de benefícios. Entre eles, o desenvolvimento de fatores primordiais para alcançar um cotidiano cada vez mais dinâmico, a exemplo da organização, da disciplina, do melhor aproveitamento do tempo e da consequente criação de laços fortes entre os atores envolvidos. Diante disso, o CRM se mostra uma técnica eficiente também no dia a dia. Afinal, habilidades como saber ouvir, interpretar e agir são fundamentais em qualquer tipo de relacionamento. E quanto mais se aprimora essas técnicas, melhores são os frutos a colher.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.