Dicas de branding pessoal: como gerir sua marca e se destacar

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Dicas de branding pessoal são ótimas para quem deseja promover o seu nome como uma marca.

Assim como as empresas, as pessoas precisam construir uma imagem forte, principalmente se desejam ter destaque no mercado de trabalho e conquistar uma carreira bem-sucedida.

Dessa forma, os conceitos de marketing são transferidos à gestão pessoal. 

A execução de algumas ações é fundamental para trabalhar a reputação e despertar a percepção positiva nas outras pessoas.

Afinal, se você tem um negócio próprio ou almeja uma vaga de emprego, além de ser lembrado na hora da contratação, precisa se diferenciar entre a multidão.

A seguir, você verá 5 dicas de como fazer o seu branding pessoal e quais os benefícios dessa estratégia para a sua carreira.

Acompanhe!

5 dicas de como fazer branding pessoal

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As recomendações abaixo são ideais para quem está partindo do zero. 

Entretanto, se você já realiza o seu branding pessoal há algum tempo, as dicas podem ser essenciais para você rever as suas condutas.

1) Identifique as suas competências

O primeiro passo é iniciar uma autorreflexão para reconhecer as suas capacidades técnicas e comportamentais.

Os seus atributos devem ser evidenciados no processo de branding pessoal, enquanto os pontos fracos devem ser desenvolvidos. 

Se você tem habilidade com comunicação, por exemplo, dê ênfase a esse aspecto.

Mas, se existe alguma limitação em qualquer outra parte, que possa interferir no seu desempenho, admita e trabalhe para transformar essa condição.

2) Defina seu propósito e posicionamento

Você deve ter um propósito, com diretrizes bem definidas, e posicionamento claro. 

Estabeleça objetivos e metas a serem cumpridos, com prazos e indicadores que possam ajudar a mensuração.

Lembre-se sempre de que atuar em diversas áreas e assumir posturas diferentes em ocasiões distintas pode não trazer os benefícios esperados.

Portanto, seja consistente e coerente com o seu trabalho e com os seus princípios.

3) Conheça seu público-alvo 

Público-alvo é o grupo de pessoas para quem você quer que a sua mensagem seja direcionada.

É importante saber quem são esses indivíduos, o que eles procuram e onde eles estão. 

Assim, é possível determinar estratégias de como alcançá-los, aprimorando os processos de comunicação e relacionamento.

4) Escolha os meios para se comunicar 

Ao analisar o seu público-alvo, você deve compreender os ambientes em que ele está inserido para que possa explorá-los.

Por exemplo: se as pessoas com quem você quer se comunicar utilizam frequentemente as redes sociais, você deve estar presente nesses meios. 

Lembre-se também de considerar os formatos mais adequados ao perfil do seu público: textos, imagens, vídeos e áudios, entre outros.

5) Acompanhe os resultados

 Como abordamos na dica 2, você precisa de um plano.

Com base no acompanhamento dessas estratégias e ações que foram definidas, você poderá medir se os resultados estão sendo efetivos.

Assim, caso avalie que não tem alcançado o êxito esperado, você pode reconsiderar as suas decisões e reestruturar as abordagens.

Principais benefícios do branding pessoal

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Construir uma marca forte e saudável é um desafio e tanto. Mas, quando esse estado é atingido, os frutos a serem colhidos são muitos.

O branding pessoal é capaz de influir na forma como as pessoas o enxergam e, com isso, promover o aumento da reputação e o reconhecimento. 

Com a promoção de autoridade e autenticidade, criada a partir do branding pessoal, os relacionamentos tornam-se mais sólidos

Isso porque as pessoas estabelecem uma relação de confiança e credibilidade.

Assim, o branding pessoal gera valor para a sua marca, fazendo com que ela seja lembrada e escolhida. 

Mas, atenção: seja autêntico. Do contrário, pode parecer uma autopromoção forçada, capaz de arruinar de vez a sua imagem.

Aprimore seu branding com o coaching

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Se você quer ser muito mais assertivo nesse processo, pode recorrer ao coaching

A metodologia é uma excelente aliada para estimular o autoconhecimento e favorecer a definição e o alcance de metas e objetivos.

E, então, o que achou das dicas de branding pessoal? Você tem mais alguma para compartilhar? 

Deixe a sua sugestão nos comentários e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Também visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.