Dicas de Como Conversar Bem

Durante todo o dia, somos impelidos a nos comunicar, seja na rua, no trabalho ou em casa. Estamos sempre tendo a necessidade de expressar sentimentos, ideias e desejos. Para que isso aconteça de maneira clara e objetiva, é preciso saber como conversar bem para que o receptor das informações fique ciente e não tenha dúvidas sobre o assunto tratado. Técnicas de coaching, quando bem empregadas, podem evitar diversos ruídos de comunicação, além de facilitar o entendimento do conteúdo das informações que estão sendo transmitidas.

Todo e qualquer processo de comunicação é formado por cinco “peças” que se relacionam, são elas: o emissor, que será o responsável por transmitir a mensagem; o receptor, a quem a mesma se destina; o canal, que é o meio escolhido para passar a informação; a mensagem, que é o conteúdo da comunicação, e o feedback, que é a resposta ao que foi transmitido. Ter ciência desses elementos é fundamental para o bom entendimento entre as partes que se relacionam.

Falar em público

Quem precisa falar para uma plateia deve ter em mente alguns fatores para que o resultado esperado seja alcançado, ao mesmo tempo em que é imprescindível saber como falar bem para todos os grupos de pessoas. Para isso, algumas dicas são fundamentais:

– Identifique seu público-alvo;

– Organize e treine com material a ser apresentado;

– Fale de forma correta e sem erros gramaticais;

– Siga uma linha de raciocínio lógico durante a explanação;

-Tente manter a postura ereta;

– Atente para os gestos e a fala, que deve ser feita com pausas naturais.

falar para platéia
Quem precisa falar para uma plateia deve ter em mente alguns fatores para que o resultado esperado seja alcançado

Quem aprende a se comunicar bem consegue evitar problemas corriqueiros, como informações truncadas que geram dúvidas nas pessoas. Comunicar-se de forma satisfatória necessita prática e observação daqueles que são considerados ótimos oradores. Veja como eles se comportam e encadeiam seus pensamentos. Em seguida, pratique. Fale para o público em todos os momentos que puder e peça feedback sobre seu desempenho para os ouvintes, sejam eles colegas de trabalho ou integrantes da família.

O caminho trilhado para ser reconhecido como um bom comunicador é longo e requer muita atenção, mas os benefícios angariados ao fim do processo de aprendizado certamente serão satisfatórios. A eloquência é capaz de ajudá-lo a ser um líder, evoluir transações comerciais e fechar novos negócios, tornando a comunicação uma tarefa motivadora e cada vez mais simples. A oratória, aliada a uma boa proposta, consegue convencer até o mais implacável cliente.

As dicas te ajudaram? Então curta e compartilhe para que mais pessoas possam aprimorar a competência da comunicação!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.