10 dicas de empreendedorismo para iniciantes

O sonho de ser chefe de si mesmo é cada vez mais comum entre os brasileiros. Mas abrir uma empresa e, mais do que isso, mantê-la é extremamente desafiador. Assim, o primeiro passo básico para iniciar qualquer negócio é entender sobre empreendedorismo.

Pesquisas apontam que, aproximadamente, 25% das novas organizações fecham as portas antes mesmo de completar dois anos. A falta de experiência é um dos motivos dessa estatística e, para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas para você obter o sucesso em seu negócio.

1.      Você está apto para atuar nessa área?

Antes de pensar em abrir uma empresa, tenha certeza que você tem aptidão para a área na qual deseja atuar. Ser experiente ou ter uma mínima noção do ramo é essencial para garantir uma boa administração do empreendimento e saber como lidar com os problemas que podem surgir.

liderança eficiente

2.      Entenda de empreendedorismo

Aprofundar-se é fundamental. Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados e tente entender ao máximo sobre todas as esferas de sua organização. Como exercício inicial, faça um plano bem elaborado, procurando identificar as necessidades de seu público-alvo e oferecer os melhores produtos e serviços.

mba in one day

3.      Elabore um planejamento financeiro

Praticar o empreendedorismo não é tarefa fácil. Para que seu negócio dê certo, prepare-se para trabalhar até 15 horas por dia e programe-se financeiramente, pois são muitos os impostos pagos pelas pequenas empresas no Brasil. Além disso, no início, você não terá salário fixo, 13º ou férias.

plano financeiro

4.      Invista em liderança

Liderar nem sempre é algo fácil, porque não existe liderança inata, mas sim hábitos a serem aprendidos. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens específicas.

Liderança exige customização contínua, por isso invista em seu desenvolvimento. Leia livros, faça cursos, assista palestras e seminários.

liderança positiva

5.      Tenha uma estratégia

Elabore um plano de ação diferente, único e especial. Toda estratégia exige escolhas – sobretudo, de longo prazo. Pegue uma oportunidade e insista nela enquanto for possível.

Muitos empreendedores têm dificuldade em ignorar novos fluxos de receita e não conseguem manter o foco em sua estratégia. Querer ser tudo para todo mundo, acaba te descaracterizando e te tornando desinteressante.

estratégia

6.      Não tenha medo de ousar

Estabeleça metas ambiciosas e inspiradoras. Elas devem estar diretamente relacionadas à essência da empresa e ser capazes de mobilizar as pessoas. Por exemplo: a meta da Ford era “democratizar o automóvel”, a da Microsoft era ter “um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa”.

não tenha medo

 

7.      Cuide de seus clientes

Seja qual for o ramo da sua empresa, respeite seu consumidor, pois ele é o bem maior que você deve conquistar. Além de estimá-lo, desde o primeiro contato, mantenha um bom relacionamento e satisfaça todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço. Invista em áreas como Marketing, Comunicação e Atendimento para criar uma relação sólida e duradoura.

cuide de seus clientes

8.      Execute seus planos

Um dos maiores problemas das empresas é a incapacidade de garantir que seja feito aquilo que foi planejado. A maioria dos esforços de mudança em empresas fracassa. Assim, executar com sucesso a estratégia de uma organização tornou-se um desafio importante.

Este problema causou a queda de vários gestores. De acordo com uma análise da renomada empresa de negócios Fortune, intitulada Why CEOs fail, mais de 70% das demissões forçadas de diretores-executivos estão relacionadas ao fracasso em fazer aquilo que se comprometem a cumprir.

execute os seus planos

9.      Encoraje o empreendedorismo

Se quer ter uma organização empreendedora, vá além do ambiente estimulante. Líderes eficientes devem ter paixão por talentos e saber encontrar pessoas extraordinárias, que se assemelhem com o seu público-alvo, acreditem em suas metas, e sejam o espelho da sua empresa para a sociedade.

Atraia as pessoas certas, pague-as bem, ofereça oportunidades de crescimento e apoie-as em sua carreira.

Liderança positiva e motivação

10.  Aposte em crescer

A última dica, mas não menos importante, é desejar ascender continuamente. Esse crescimento deve ser ordenado, planejado e bem executado. A ambição de expandir suas realizações é fundamental para manter novos empreendedores confiantes e empenhados.

aposte em crescer

Para aumentar as chances e fazer sua empresa dar certo, siga essas dicas e compreenda que o sucesso depende da sua dedicação e persistência. Dificuldades são comuns no início de todo negócio, independentemente da área de atuação escolhida. Mas, com os recursos certos e muita força de vontade, é possível superar os obstáculos, inovar e prosperar. Planeje suas ações, invista no seu sonho e torne-se um empreendedor bem-sucedido!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.