Dicas para líderes gerirem colaboradores à distância

Um bom líder precisa estudar cada profissional de sua equipe, lembrando sempre que se trata de pessoas, e pessoas precisam constantemente de motivação, ainda mais quando estão trabalhando de um ambiente tão pessoal como sua própria casa. Então, como motivar pessoas que trabalham à distância?

Segundo Renato Pradillas, coach da Sociedade Brasileira de Coaching, é necessário que os líderes pensem em parâmetros e regras para serem criados. “Já que teoricamente as pessoas estarão “soltas”, e o gestor não as encontrará “nos corredores” para realizar follow-ups e dar feedbacks fora das reuniões periódicas e nem chama-los à sua mesa para algum assunto urgente, ele precisará estabelecer alguns procedimentos e regras para que continue tendo a sensação de estar no controle e fazer com que as pessoas trabalhem sem a necessidade de mandar”, afirma Pradillas.

“É importante também estabelecer a disciplina de reuniões periódicas com toda a equipe e/ou com cada colaborador isoladamente, dependendo do contexto, seja a reunião presencial ou por videoconferência. Utilizar as ferramentas disponíveis, tais como Skype for Business para manter contato imediato e a disciplina no envio e recebimento de e-mails, fará com que este líder mantenha a sensação de estar no controle. Para tal, também é importante que o líder estabeleça metas de curto prazo para que o acompanhamento e a comunicação sejam mais frequentes e eficazes”, diz o especialista.

Para auxiliar ainda mais os líderes que buscam dicas de como gerir e motivar colaboradores à distância

, o especialista da Sociedade Brasileira de Coaching elencou pontos importantes para ajudá-los a orientar os trabalhadores remotos:

Acordar no mesmo horário que acordaria caso tivesse de ir ao escritório;

• Trajar-se de maneira adequada como se estivesse no escritório e pronto para uma conferência que poderia ocorrer a qualquer momento. Se usar gravata, deixe-a próxima, caso essa conferência seja com algum cliente cuja utilização se mostre necessária (nada de trabalhar de pijama e chinelo). A sensação e a energia deve ser de quem está fisicamente trabalhando no escritório;

Ter um espaço físico reservado para as atividades profissionais é fundamental. Nesse espaço, ficarão somente suas ferramentas de trabalho, tais como computador, impressora, agenda, caderno de anotações, livros e uma foto com as pessoas amadas e importantes na sua vida;

Ter uma ótima gestão do tempo fará toda a diferença em sua performance. Evite ao máximo as distrações como televisão, atender àquele telefone que seus clientes internos e externos nem tem o número, afinal ele é de sua casa, não de seu escritório;

Conscientize as pessoas que moram em sua casa desta necessidade e peça a compreensão e a colaboração de todas;

Estabeleça horário para seu almoço e respeite-o. Alguns intervalos regulares para um café, ir ao banheiro e levantar-se da cadeira serão produtivos para o seu desempenho, desde que sejam realizados com parcimônia;

Crie metas diárias e acompanhe-as com disciplina. Se não as alcançar, busque saber se não há nenhuma distração ou interrupção que esteja lhe prejudicando;

Separe, sempre que possível, horário de trabalho de horário para assuntos pessoais. Criar o hábito de trabalhar da hora em que se acorda até a hora em que se vai dormir, não lhe fará mais produtivo. Dedique um pouco do seu tempo “livre” para alguma atividade física, brincar com seus filhos com qualidade (não eles com o brinquedo e você com o smartphone, todos juntos com o brinquedo);

Independentemente do local físico onde estiver trabalhando, o importante é se sentir trabalhando quando estiver realmente trabalhando e se sentir em casa quando estiver “em casa”.

Renato Pradillas é Business Coach e partner da Sociedade Brasileira de Coaching

Fonte: Pensando Grande – Microsoft

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.