Dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

Sustentabilidade deve ser a palavra-chave por meio da qual as equipes de atendimento (pré e pós-venda) precisam se debruçar para satisfazer seus clientes. Fornecer parcerias e relacionamentos sustentáveis gera benefícios para a empresa – que contará com clientes cada vez mais engajados em propagar as qualidades dos serviços disponibilizados – e para o cliente que, por sua vez, terá as necessidades atendidas.

Para que o relacionamento com os clientes seja ideal, é preciso investir tempo refletindo no público-alvo. Estudar suas características e, consequentemente, suas necessidades para, então, desenvolver produtos que supram os desejos.

Atente-se ao seu cliente

Conheça seu cliente e descubra qual é a sua linguagem. Gere oportunidade de criar laços: contrate especialistas para dialogar sobre tendências e outros interesses de seus clientes e públicos-alvo. Disponibilizar momentos de contato entre a empresa e o cliente, que não estejam vinculados à compra, é fator que distingue a companhia preocupada com seus parceiros daquela interessada apenas nos lucros. O cliente, portanto, sente-se bem ao ser reconhecido por sua importância e não apenas por um número.

Outra dica é: apresente sempre novidades e modernize seus produtos. Novos concorrentes surgem todos os dias e, para manter os serviços sempre atrativos, pense sempre em novas soluções para surpreender seus clientes e cativá-los ainda mais.

Como em qualquer tipo de relação, alguns comportamentos são essenciais. Utilize sempre a transparência e a sinceridade. Se não é possível realizar uma entrega ou oferecer um recurso específico, seja honesto com o cliente e não faça promessas impossíveis de cumprir.

Por fim, as equipes de pós-venda devem estar sempre à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas de forma cordial e atenciosa.

Ouça seu cliente

De todas as preocupações para atender bem o cliente, a principal é: ouvi-lo sempre, pois ele dará todas as respostas de como pretende ser tratado e os serviços que espera receber.

Leia mais sobre o assunto no artigo “Atenda Bem Seus Clientes“, publicado no Blog SBCoaching.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.