Chefe e Líder: Principais Diferenças e Atitudes

Você acredita que, para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela?

É comum haver confusão entre os dois, às vezes, por falta de experiência ou até mesmo falta de tato. Mas é fato que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Ficou confuso? Calma, eu vou explicar!

Confira as principais diferenças entre ser chefe e líder

Características de um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros.

O chefe é temido, não respeitado. Seus funcionários, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas.  Enxerga esses colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo.

Ele nunca incentiva ou motiva, pois acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não acontece, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.

O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

Características de um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que deve seguir e, mais importante, vai junto.

Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito tem muito mais eficiência do que o temor. O líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.

Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e motivada se torna mais eficiente. Por isso, separei algumas dicas que irão ajuda-lo a se transformar em um verdadeiro líder.

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Um chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

5 dicas para você ser um verdadeiro líder

Esqueça essa história de “não tenho perfil de liderança”. Todo mundo tem qualidades para liderar. Algumas pessoas já são líderes natas, outras precisam se aperfeiçoar. Confira alguns passos para melhorar suas habilidades de liderança.

Amplie seus conhecimentos

Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, e, sem conhecimento, nada disso é possível. Por isso, um bom líder está sempre atualizado sobre tudo que acontece em seu mercado, busca novos conhecimentos, aperfeiçoar suas habilidades e da sua equipe.

Leia livros, estude, assista palestras, faça cursos. Estar em constante evolução será bom para você, para a empresa e para as pessoas que estão crescendo ao seu redor.

Seja cada vez melhor naquilo que faz

Se você quer ser um bom líder, a preparação contínua é muito importante. Identifique os pontos que precisa melhorar e faça mais, cada vez mais. Busque maneiras de se aperfeiçoar e trabalhar os pontos fracos e faça até ser melhor nisso.

Por exemplo, se o seu objetivo for ser um líder referência, pense nas estratégias que te faltam para isso, leia, estude e faça cada dia mais e melhor.

Pare de desperdiçar o seu tempo

O seu tempo vale ouro. Não gaste minutos ou horas fazendo tarefas de execução, delegue o que não for da sua função e use o seu tempo a favor do seu desenvolvimento e para entregar mais resultados.

Defina as suas prioridades, faça um planejamento, divida as responsabilidades e entregue aquilo que não for da sua função, dê autonomia aos seus colaboradores. Essa é uma ótima oportunidade para você trabalhar a confiança em seu time.

Faça o que ainda não fez

Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados que você ainda não fez? Então, depois que organizar as suas tarefas, definir as prioridades e delegar as funções, terá tempo para executar tudo o que precisa para ser um líder melhor.

Caso você não tenha nenhum projeto, comece a pensar em um. O que você, como líder, pode fazer pelo seu time, para melhorar os resultados da organização.

Coloque seus planos em ação

Tire todos os seus planos do papel e coloque-os em ação. Não adianta nada planejar e não executar. Faça o que for preciso para atingir as suas metas e melhorar o engajamento do seu time.

Lembre-se de que um líder precisa de determinação e empenho. Por mais desafiador que pareça, se você fizer a lição de casa certinho, com os passos apresentados aqui, certamente você se tornará um líder melhor.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.