A diferença entre Gestão e Liderança

No mundo dos negócios, compreender a diferença entre gestão e liderança é imprescindível, afinal, nem todo gestor é necessariamente um líder, e vice-versa.

As distinções entre esses dois papéis podem ser percebidas em diversos aspectos e estão ligadas não só às ações desempenhadas dentro do ambiente de trabalho, mas aos perfis e posturas dos profissionais que assumem esses cargos.

Mas, afinal, qual a diferença entre gestão e liderança?

Geralmente esses dois conceitos se confundem, mas em uma organização é possível encontrar exemplos de pessoas que exercem papéis distintos de gestor e de líder.

Cabe ao gestor garantir a ordem entre os colaboradores, fazendo que todas as funções sejam cumpridas conforme o planejado. Já entre os que ocupam postos de liderança, a missão é encontrar formas de adaptar a empresa e todos que dela fazem parte às mudanças ocorridas no mercado.

Confira mais detalhes sobre a diferença entre estes dois cargos:

O que é gestão?

Gerenciar é cuidar daquilo que precisa ser feito, garantindo a execução das atividades. Já a capacidade de criar um clima organizacional inspirador, estimular colaboradores e preocupar-se com o bem-estar de todos é característica de quem assume a função de liderança.

Cada circunstância pedirá uma atitude diferente. Dessa forma, o profissional que consegue finalizar um projeto dentro do prazo e com sucesso, por exemplo, é um bom gerente.

Conheça o MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão do mundo! 

O que é liderança?

Já ao líder compete a tarefa de distribuir os afazeres de acordo com a capacidade e o potencial de cada colaborador, incentivando os pontos fortes e relevando os fracos. Já o gestor deve monitorar se todos estão cumprindo com os deveres de acordo com o planejado.

Com essa distribuição de funções entre gestão e liderança, o trabalho torna-se mais consistente e a confiança entre as partes aumenta, fazendo com que os funcionários passem a oferecer o melhor que possuem porque se sentem motivados. Logo, o que poderia ser apenas um emprego, pode tornar-se uma carreira de sucesso.

 

Ambas atribuições fundamentais
O ponto alto de uma organização é contar com a união dessas figuras para o crescimento e o sucesso empresarial.

O equilíbrio

O gestor observa o presente e propõe melhorias para o agora. Já o líder enxerga pequenas particularidades pensando nos benefícios que elas trarão no futuro. Ambas as atribuições são fundamentais e devem ser desenvolvidas juntas, sem nenhum conflito de poder, para que haja êxito nas ações e resultados produtivos para todos.

Por um lado, a empresa terá funcionários focados em resultados para acompanhar de perto os trabalhos. Por outro, haverá alguém com grande potencial para lidar com as questões individuais, dando atenção à rotina e à gestão de pessoas.

O ideal é que tudo seja avaliado e nada passe despercebido na administração de um negócio. A chave para a questão está no diálogo entre as partes, gestão e liderança caminham juntas!

Quer saber mais sobre gestão, liderança, planejamento e estratégia? Acesse a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Gestor: o que é, principais características e desafios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.