As diferenças entre empolgação e motivação

empolgação e motivação no trabalho
Confundir empolgação com motivação é algo cada vez mais comum

Confundir empolgação com motivação

É algo cada vez mais comum, principalmente diante do acesso cada vez mais facilitado às mais variadas informações. Nas mídias sociais, sites, na rua ou na televisão ideias e estímulos atingem muitas pessoas diariamente e indicam a novas tarefas e desejos, que talvez não seja o verdadeiro sonho de cada um desses indivíduos. É a vontade intrínseca  ou extrínseca voltada para  alcançar um objetivo que diferencia a pessoa empolgada da realmente motivada.

A motivação pessoal está relacionada, segundo estudos psiquiátricos, a uma mudança sólida de comportamento. Um estado que é baseado na determinação de um objetivo e da manutenção de foco para alcançá-lo ao longo dos dias. A empolgação, por outro lado, é reconhecida no estágio inicial desse processo e aparece como um ímpeto em direção aos resultados finais. É aquela felicidade do primeiro dia de trabalho, academia, de escola ou de qualquer novidade representativa. Encontrar formas de manter essa empolgação deve fazer parte do dia a dia de quem busca por mudanças efetivas na realidade pessoal e profissional.

É preciso encontrar motivos claros para persistir no objetivo e lidar com as dificuldades cotidianas que aparecem, ou seja, os benefícios que a atividade traz e os prejuízos de não persistir na realização dessa tarefa. Sem isso, a empolgação do primeiro dia de academia sucumbe diante de um dia de chuva, o emprego novo à primeira discussão com o colega de trabalho, a escola à primeira nota baixa.

O idealismo, característico do estágio empolgado, ignora as consequências de uma nova ação. E, por esse motivo, deve ser combinado com a determinação de metas claras e mensuráveis. Mudar é sinônimo de tempo, determinação e esforço. Pequenos e firmes passos são essenciais e precisam ser contabilizados para garantir a sensação de êxito, de objetivo alcançado.

trabalho e motivação
É preciso encontrar motivos claros para persistir no objetivo e lidar com as dificuldades cotidianas que aparecem

Quem você é? Aonde quer chegar? Em quanto tempo? Como? São perguntas simples, mas essenciais para encontrar as verdadeiras razões para prosseguir rumo a conquista de seus objetivos. De acordo com artigos sobre liderança e motivação, encontrando algumas das respostas para essas questões você consegue listar as metas a serem perseguidas.

Nesse caminho, é importante compartilhar os desejos com pessoas de confiança. Amigos, parentes e até os chefes podem ser grandes aliados. Conversar, trocar experiências e conselhos facilitam a busca por estímulos particulares em direção ao novo. As informações devem ser absorvidas e adequadas à realidade individual: características emocionais, conhecimento técnico e métodos.

O equilíbrio na busca por um objetivo está no autoconhecimento. A compreensão de que não existem fórmulas prontas e definitivas para a resolução de conflitos devem ser encaradas como estímulo para a contínua capacitação. Erros e acertos devem ser igualmente encarados como oportunidades para efetivar a real mudança de comportamento.
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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.