Caso ou compro bicicleta? – Dificuldade nas decisões

(Por Bruno Calderaro)

Ultimamente, um evento especifico tem me chamado a atenção: a inabilidade das pessoas em tomar decisões. A meu ver, parece que decidir se tornou algo a ser evitado. É como se, ultimamente, tomar decisões causasse algum tipo de fobia. E não estou falando de grandes decisões, como construir um negócio próprio, mudar de carreira ou começar uma família. Falo de decisões do tipo “aonde vamos no feriado”, “estudo ou durmo”, “não sei o que eu peço no restaurante”.

A analise que eu faço é que, de uma forma geral, as pessoas estão abdicando de seu direito mais precioso, o do livre arbítrio, o de decidir o que quer e o que não quer na sua vida. Permitindo que as coisas simplesmente aconteçam.

E o reflexo disso é que na linha do tempo, após inúmeras vezes em que elas se anularam, sabe-se lá por qual razão, elas simplesmente “chutam o balde”.

Virou moda e estão considerando isso como algo positivo, a ideia de chutar o balde. Profissionais que construíram carreiras, simplesmente largam tudo para ir vender coco na praia. Ou pais de família, mães que construíram um lar, deixam tudo de lado para ir viver uma “vida loka”.

Isso é insano!

Qualquer que seja seu desejo, ele começa com uma decisão.
Qualquer que seja seu desejo, ele começa com uma decisão.

Por que tem que ser assim?

Fico rico ou tenho um casamento feliz? Qual o motivo dessa mania de pensar que só se pode ter uma coisa ou outra? A vida não é zero ou um, só maquinas trabalham assim.

Não importa seu nível de conhecimento e quantidade de dinheiro que você tem nesse momento, se você começar agora eu garanto que em cinco anos você se tornará uma pessoa bem sucedida. Em dois anos eu já não sei.

Não importa o quão despedaçado esteja seu relacionamento com sua mulher, filho, irmão, pai, mãe ou quem quer que seja. Em três anos você poderá estar vivendo o relacionamento dos seus sonhos. Em seis meses? Aí eu já não sei.

É importante entender que você pode ter tudo, tudo na vida, mas não tudo ao mesmo tempo. Só isso.

E qualquer que seja seu desejo, ele começa com uma decisão. E para tomar decisões de forma coerente e eficaz é necessário ter apenas uma única coisa em mente:

O que eu quero obter dessa situação? Na linguagem do coaching: qual é o meu objetivo?

Por que da importância de se ter um objetivo?

Simples: porque se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.

Seguindo o exemplo do titulo desse artigo, onde a decisão a ser feita esta entre casar ou comprar uma bicicleta. O raciocino é a ser seguido é:

Se você quer ter liberdade, aventura, independência, como resultado final você compra a bicicleta.

Se o que você procura é apoio, segurança, estabilidade, está muito claro que casamento é o que você busca.

Bons insights e, mais que isso, desejo a vocês muitas decisões!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.