Disposição à ação

pilares da vida pilar pessoal
A ação é a última pilastra que sustenta o tripé da competência.

(Por Marinaldo Matos)

Luz, câmera, ação! Essa frase está sempre em nosso imaginário. A ação em tom mais forte é a canalização de toda a energia despendida na preparação. Preparação que levou horas, dias para ser feita. É um momento único. Mágico.

A ação é a última pilastra que sustenta o tripé da competência. O primeiro é o conhecimento, o segundo é a habilidade, o terceiro é a atitude, a ação.  Dizem que só os corajosos tomam atitude, entram em ação.  Você provavelmente conhece um punhado de pessoas que possui conhecimento e habilidade e vivem em estado letárgico, não conseguem sair do lugar, simplesmente pelo fato de estarem desprovidas da força vital que leva à ação.

Lembremo-nos da passagem bíblica em que Jesus pregava na praia e a multidão avançava sobre ele. O Mestre pulou num barco onde havia homens próximos, lavando as redes: “Podes me dar uma mãozinha aí Pedro?”  

Simão Pedro nunca tinha ouvido falar de Jesus, estava exausto de uma pescaria frustrada que durou a noite toda, provavelmente estava faminto e com outra atividade sendo feita. Poderia simplesmente ter recusado, nós entenderíamos, afinal, havia tantos barcos que poderiam fazer a mesma coisa por Jesus.  Não havia obrigação qualquer.  O que viu foi a necessidade de ajudar um homem com certa dificuldade.  Pronto, estava gerada a motivação para a ação.

“É claro que posso!”, foi a resposta de Pedro.  O final todo mundo sabe, Jesus recompensou Pedro e seus parceiros de pesca com muitos peixes. Mas para isso tiveram que usar as últimas energias soltando as redes no mar. Teve que ter a ação, senão nem teríamos um dos mais belos milagres de Jesus para contar.  Essas e outras ações de Pedro, algumas intempestivas, o levaram a ser um CEO de peso nessa mega multinacional da fé.

A ação não está à toa no modelo FARM da SBCoaching, sem a ação não há justificativa para o coaching. Por mais elementar que seja uma ação ela gera aprendizado, uma nova informação.

Comunicação não verbal
É na ação que você sente que está construindo algo.

Quanto mais ação intencional e consciente coordenada por você houver, maiores serão seus aprendizados e motivações para continuar agindo e se desenvolvendo na direção dos seus objetivos. É prazeroso e prático.  É um excelente remédio contra a angústia, o estresse e a depressão.

É na ação que você sente que está construindo algo. E essa ação pode ser encarada de duas formas. Uma é a de trabalho, que nos remete a pensar no instrumento de tortura tripallium, que gerou a palavra trabalho como nós a conhecemos. A outra forma de pensar a ação sendo executada é a de poieses, como os gregos assim definiam aquilo que você produz no dia a dia. É o mesmo trabalho sendo executado, a ação sendo construída. Pensar a poieses é mais leve, é ver que você está construindo um castelo, algo maior e conectado com os seus valores e sua missão. Vai muito além do momento de quebrar pedras em meio ao sol escaldante.

Essa é a grande importância do To Do e do Follow Up, ferramentas de aprendizado acelerado que vão estar presentes em cada sessão.  A primeira gera pequenos passos desafiadores e conscientes, em curto espaço de tempo. A segunda é o acúmulo do aprendizado que ficou após a ação, a memória de suas atitudes tomadas e as emoções geradas. A energia aplicada gera uma nova energia que mantém acesa a lamparina de seus objetivos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.