É hora de planejar o seu 2020

Falta menos de um mês para 2020 chegar. E o novo ano – que tem até um dia a mais, pois é bissexto – bate à porta com 366 oportunidades para você conquistar tudo aquilo que deseja.

Sempre que um ciclo diferente se inicia, as promessas de começar a dieta, estudar um idioma, mudar de emprego, quitar as dívidas ou parar de fumar começam a surgir, não é mesmo? Mas você consegue cumpri-las? Apenas idealizar não é suficiente.

A chance de seus objetivos serem realizados aumenta significativamente desde que haja empenho. Afinal, se foi prometido é porque você mesmo sabe que tem potencial para transformar um sonho em realidade.

Portanto, sim, faça planos, mas pense a curto, médio e longo prazo. Tenha em mente como poderá executar tais ações para tudo não ficar mais uma vez só no papel.

Como isso é possível? Começando a planejar seu próximo ano agora mesmo!

De que maneira você pode chegar lá?

Existem, no processo de coaching, diversas técnicas, ferramentas e metodologias para alcançar metas. Uma delas é o modelo chamado de FARM.

Utilizado no treinamento Personal & Professional Coaching (PPC), ele possui quatro elementos que geram um ciclo contínuo de ação:

Que tal entender o que cada um desses passos significa?

1º Foco

Aonde você quer chegar? O que deseja alcançar? Qual é o aspecto da sua vida que, se for trabalhado primeiro, poderá alavancar o desenvolvimento de todos os outros?

Esses questionamentos são de extrema importância para gerar e manter foco naquilo que realmente fará a diferença em sua vida. Isso é fundamental para produzir os resultados que você espera e almeja.

Sabe por quê? Este processo de reflexão, na medida em que gera estímulos à atenção focada e direcionada, à repetição e à atividade contínua, é capaz de afetar as suas conexões cerebrais e influenciar o desenvolvimento de novas competências.

Não é à toa que a atenção, inclusive, modifica o cérebro. Ou seja: concentrar a atenção em uma experiência mental (um pensamento, uma percepção, uma imagem mental ou mesmo um temor) mantém o estado cerebral que surge em associação a essa experiência.

Prestar atenção constantemente a medos, arrependimentos, preocupações ou pensamentos negativos significa potencializar estes aspectos indesejáveis. Por outro lado, focar a atenção em recursos, forças e competências para atingir objetivos e mudança positiva é determinante para estimular a densidade da atenção para os circuitos corretos.

2º Ação

A ênfase na ação é uma das principais características para você gerar os resultados. Embora o foco traga clareza e direcionamento, é a ação que fará você realmente caminhar em direção aos seus objetivos.

Com foco na ação e na geração de resultados práticos, você assume a responsabilidade de agir para alcançar aquilo a que se propôs, analisa opções (pesando os prós e os contras), desenvolve estratégias e elabora um plano capaz de garantir a eficácia e a continuidade de suas ações.

3º Resultado

Não existe ganho se não há resultado ou mudança. Consequentemente, acompanhar, avaliar e medir os resultados é, por vários motivos, de fundamental importância.

De um lado, isso permite verificar o seu próprio progresso e identificar o que precisa ser melhorado, mudado, reajustado, desenvolvido ou trabalhado para garantir que os resultados esperados sejam atingidos e a mudança positiva aconteça.

A medição de resultados tem justamente como base o estabelecimento de objetivos e a verificação de que esses objetivos foram sido atingidos, seguindo um processo que consiste em: esclarecer expectativas, estabelecer objetivos e medir os resultados.

4º Melhoria contínua

 

Você já desenvolveu foco, entrou em ação e avaliou seus resultados. E agora? Esse é o momento de refletir sobre seu aprendizado.

O que você sabe agora e que não conhecia antes? Quais foram seus insights, conclusões e aprendizados? De que forma você pode utilizar esse conhecimento para continuar gerando melhorias? Quais são os próximos passos?

Esta etapa não é apenas uma formalidade. É um processo decisivo para que você se torne autogerativo, isto é, capaz de gerar continuamente os recursos que lhe permitirão prosseguir no caminho da melhoria e da evolução.

O desenvolvimento, logo, é parte fundamental do ciclo da melhoria contínua, que é ativado por meio do aprendizado.

Para entender como o aprendizado ocorre e como ele pode ser otimizado e mantido, é necessário compreender o conceito dos circuitos de aprendizagem:

Circuito simples: trata-se de corrigir uma ação para resolver ou evitar erro. Isso equivale, por exemplo, a aprender novas ferramentas, habilidades e comportamentos – ou otimizar as que já possuímos – para elevar performance e competências.

Circuito duplo: aqui, as causas do problema também são analisadas e o desafio pode ser reformulado sob uma nova luz. Isso equivale a mudar o modo como você percebe algo e abrir-se para novos pontos de vista. Esse tipo exige mais criatividade e pensamento analítico.

Circuito triplo: refere-se a “aprender a aprender”, a elevar a compreensão e a autoconsciência por meio da análise de nossas crenças e percepções. Isso acontece quando você reflete de que modo o aprendizado está sendo gerado e aplicado e o que pode ser melhorado.

Pronto para colocar o aprendizado em prática?

Se você gostou desse modelo de como se alcançar resultados, a melhor forma de acelerar essa descoberta é por meio do treinamento em Personal & Professional Coaching (PPC), que já formou mais de 35 mil alunos em todo o Brasil.

Durante a formação da SBCOACHING, você irá aprender a desenvolver competências fundamentais para aumentar a sua performance e trazer maiores resultados para sua vida, para sua carreira ou para seu negócio.

Se você busca ampliar suas realizações, nós temos o que você precisa com o mais moderno treinamento de coaching, fundamentado em resultados comprovados.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.