Efetividade: Conceito, Sinônimos, Exemplos e Diferenças

efetividade conceito sinonimos exemplos diferencas

Agir com efetividade é uma estratégia que tem o poder de transformar a sua vida.
Efetividade significa alcançar os resultados desejados da melhor maneira possível.
É quando a tarefa atinge seus objetivos plenamente, ou seja, traz o impacto esperado para a pessoa, equipe ou empresa.
Se você quer crescer profissionalmente, possui uma empresa ou simplesmente está interessado em se desenvolver como pessoa, a compreensão desse conceito faz toda a diferença.
Mas como funciona a efetividade na prática e quais as suas diferenças para conceitos semelhantes, como eficiência e eficácia?
Neste texto, você vai entender o significado do termo e compreender por que ele pode ser transformador.
Vai descobrir, ainda, os benefícios de aplicá-lo no mundo corporativo e na vida pessoal.
Ao final da leitura, você será capaz de explicar a efetividade e lutar para alcançá-la.
Vamos começar?

Conceito e significado de efetividade

efetividade conceito significado
Antes de abordar exemplos ou benefícios da efetividade, é preciso trazer detalhes sobre o conceito e o significado da palavra.
Efetividade é uma expressão que deriva dos termos em Latim efectivus, que pode ser traduzido de forma literal como “o que produz, o que tem efeito”, efficere, que significa “cumprir, obter resultados”, e facere, que é traduzido como “fazer”.
Em português, de forma resumida, significa ter sucesso no objetivo traçado e, ao mesmo tempo, fazer um uso racional e inteligente dos recursos para chegar a esse objetivo.
Por ser um termo tão abrangente, o conceito de efetividade pode ser utilizado na vida pessoal e também no meio corporativo.
E é justamente entre as empresas que o conceito tem a maior fama, sendo uma espécie de mantra dos empreendedores – como veremos a seguir.
Antes de avançar, vale a pena entender como o conceito de efetividade é entendido na literatura especializada.
No livro digital Dicionário da Administração, o autor Geraldo Duarte define a efetividade como o “equilíbrio do esforço interno com as demandas externas” e como o “acompanhamento permanente do planejamento implantado, modificando-o e readaptando-o quando se fizer necessário, objetivando eficiência e eficácia”.
Para entender melhor essa definição, precisamos aprofundar o conceito de efetividade no ramo empresarial.

Conceito de efetividade em uma empresa

efetividade conceito em uma empresa
Dentro de uma empresa, a efetividade precisa ser entendida olhando para os processos e os seus objetivos.
Ela surge quando a empresa utiliza seus recursos de forma inteligente e racional para alcançar os objetivos traçados.
Esses recursos podem ser financeiros, humanos ou o próprio tempo.
Quando esses três recursos são utilizados com racionalidade e prudência, surge a eficiência, que é, como veremos, uma das condições para a efetividade.
Já o resultado esperado pode ser o crescimento na venda de um produto, como é o mais comum, ou a consolidação da marca no mercado, que é um objetivo mais complexo.
Quando o objetivo é atingido, diz-se que houve eficácia.
A efetividade, como veremos em detalhes, é a combinação entre eficiência e eficácia.
Em uma empresa, ela pode ser medida pelo sucesso e aceitação de um produto, caso o objetivo da produção de uma nova linha de produtos para venda, ou pelo crescimento das ligações, consultas ao site e menções à empresa, caso o objetivo seja o fortalecimento da marca.

Sinônimos de efetividade

efetividade sinonimos
Por ser um termo tão complexo e com significado tão específico, é difícil encontrar sinônimos para efetividade que realmente possam substituir a palavra sem perda de sentido.
De qualquer forma, algumas poucas expressões tratam do conceito que efetividade trata, como exequibilidade.
Em dicionários da língua portuguesa, os sinônimos para efetividade costumam ser divididos em quatro significados para a expressão: existência real, eficiência, disponibilidade e permanência no trabalho.
Nenhum deles dá conta, porém, do significado completo do termo.
É importante não confundir, por exemplo, o conceito de efetividade com eficiência e eficácia.
Como veremos ao longo do texto, esses termos se relacionam, mas têm significados diferentes que merecem sua atenção.

O Coaching e a efetividade

efetividade coaching
Voltado ao aperfeiçoamento de uma pessoa ou de uma equipe, o coaching tem o objetivo de elevar o desempenho por meio de um processo de aprimoramento.
Para isso, são utilizadas técnicas com embasamento científico, conduzidas pelo profissional da área, que é chamado de coach.
São realizados encontros periódicos pela internet ou presencialmente, em que o coach atua para que o cliente obtenha crescimento na área de interesse – vida pessoal, carreira ou negócio.
Nesse contexto, a efetividade será sempre um dos objetivos do processo de coaching, porque ser assertivo (eficácia) e utilizar os recursos de maneira inteligente (eficiência) resulta em benefícios para qualquer área de atuação.
É por isso que o coaching e a efetividade estão fortemente relacionados: por meio do coaching, é possível alcançar a efetividade.

Como o coaching pode ajudar a ser mais efetivo?

efetividade como coaching pode ajudar ser mais efetivo
Para explicar como o coaching pode ajudar a ser mais efetivo, a melhor alternativa é recorrer a exemplos.
Digamos que você esteja enfrentando dificuldades profissionais e deseje um crescimento na carreira.
Durante as consultas com o coach, vocês chegam à conclusão de que é preciso aumentar a efetividade do seu trabalho, para que ele seja notado e reconhecido dentro da corporação.
Assim, por meio de uma análise aprofundada e com uma série de ferramentas e técnicas de desenvolvimento, o coach auxilia a alavancar sua produtividade, eficiência e eficácia.
Em uma sessão com o coach, por exemplo, você pode comentar que abre o e-mail dezenas de vezes a cada dia, o que atrapalha muito a sua capacidade de produção.
Nesse caso, talvez seja importante identificar por que você interrompe tantas vezes o seu trabalho.
Será que você não está se sentindo inseguro em relação às suas capacidades ou desconfortável em ter de lidar com um desafio específico?
A partir dessa análise, o coach pode sugerir alguns exercícios relacionados à Programação Neurolinguística, que auxiliam a retrabalhar a forma como você reage emocionalmente a diferentes situações.
Essa medida, por si só, já pode apresentar bons resultados em sua produtividade.
Antes, você interrompia as tarefas antes do fim para verificar os e-mails e responder, mesmo que os assuntos não fossem urgentes nem prioritários.
Agora, você se dedica primeiro ao que importa, se sente confiante em relação aos desafios e busca ser proativo em vez de reativo.
E, quando produz mais e melhor em menos tempo, você se torna mais efetivo.
Como resultado, seus superiores notam um acréscimo de desempenho e percebem que você tem potencial para alçar voos maiores.
Agora, com um conjunto de atitudes orientadas pelo coach para aperfeiçoar o desempenho, com base em técnicas comprovadas e em um estudo detalhado da sua situação, você pode crescer consideravelmente na profissão.

O que é efetividade de uma lei?

efetividade o que e lei
A efetividade de uma lei pode ser medida pelo impacto dela em relação ao seu objetivo inicial.
Em alguns casos, pode ocorrer de uma lei, por um ou outro motivo, não atingir o objetivo para o qual foi criada, ainda que todos os artigos sejam respeitados.
É isso que pode estar acontecendo, por exemplo, com a lei que proíbe canudos de plástico no Rio de Janeiro, conforme noticiado pela imprensa.
O objetivo da lei é diminuir a poluição e adotar utensílios mais sustentáveis, como o canudo biodegradável.
Acontece que esses canudos biodegradáveis, além de terem uma oferta menor no mercado, já que são produzidos por menos empresas, têm um custo muito maior.
Para evitar que o custo dos canudos biodegradáveis seja repassado ao consumidor no custo da água de coco e caipirinha, por exemplo, alguns proprietários de bares estão cogitando driblar a restrição aos canudinhos por meio da utilização de copos e outros utensílios de plástico, que tendem a gerar muito mais poluição do que os canudos.
Se isso se confirmar, será um grande exemplo de lei que, embora tenha sido eficaz ao proibir os canudos, não teve o impacto positivo esperado em nome da sustentabilidade.
Ou seja: a lei não teve efetividade, porque, mesmo tendo seus artigos aplicados, não conseguiu alcançar o objetivo principal: a preservação do meio-ambiente.

Diferença de efetividade, eficácia e eficiência

efetividade diferenca eficacia eficiencia
Um erro muito comum entre aqueles que estão tentando aprender sobre efetividade é a confusão com os conceitos de eficácia e eficiência.
Agora, você vai entender como esses conceitos se relacionam e por que a efetividade pode ser entendida como uma combinação de eficiência com eficácia.
Primeiro, é preciso compreender que eficiência diz respeito ao processo envolvido em determinada tarefa, ou seja: seu meio. Por isso, o foco da eficiência não está ligado aos resultados, e sim aos custos envolvidos nessa tarefa.
Assim, quanto menor o custo para realizar determinada tarefa, maior é a eficiência.
Já a eficácia diz respeito a alcançar os objetivos ou metas traçadas, seja qual for o custo dessa tarefa. Por isso, o foco da eficácia não está ligado aos processos, e sim aos resultados da atividade.
Assim, quanto mais assertiva for determinada tarefa, maior a eficácia.
Finalmente, surge o conceito de efetividade, como uma relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas ao longo do processo.
Por isso, ele está relacionada ao impacto da atividade e ocorre quando eficiência e eficácia se combinam.
Resumindo esses conceitos, chegamos a três definições simples.

  • Eficiência: quando algo é realizado com menor desperdício ou em menor tempo
  • Eficácia: quando uma atividade atinge o objetivo ou a meta traçada
  • Efetividade: quando algo é realizado (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).

Exemplos de efetividade, eficácia e eficiência

efetividade exemplos eficacia eficiencia
Como você percebeu, é possível ser eficiente sem ser eficaz e ser eficaz sem ser eficiente.
No livro Administração – princípios e tendências (Editora Saraiva, 2015), os autores Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn esclarecem essa diferença.
“Eficácia e eficiência são dois conceitos distintos. É possível ser muito eficiente sem ser eficaz, e existem casos de razoável eficácia com ineficiência”, afirmam.
Quando se é eficiente e eficaz, é possível alcançar a efetividade.
Considere, como exemplo, a construção de uma casa.
Se a equipe de pedreiros contratada fizer o trabalho com o mínimo de recursos possível e num prazo de uma semana, poupando em todos os processos, ela será eficiente.
Mas o resultado final talvez não seja eficaz (não agrade ao cliente), porque construir com materiais de baixo custo pode significar uma casa abaixo das expectativas, com infiltração, problemas no encanamento e acabamento inadequado, por exemplo.
Agora imagine que esses mesmos pedreiros construíram a casa sem olhar para o preço dos produtos ou para o tempo de trabalho.
Ao final do processo, gastaram cinco vezes mais do que o planejado e entregaram a casa pronta para morar dois meses depois do prazo.
Nesse caso, pode existir eficácia (a casa pode agradar o cliente), mas não eficiência, porque houve desperdício de recursos.
O impacto dessa construção, em ambos os casos citados, será inadequado porque não atenderá as expectativas do cliente.
Isso revela que não houve efetividade, como explicamos nos conceitos anteriores.
No livro Administração contemporânea (Editora AMGH, 2011), os autores Gareth Jones e Jennifer George criam um quadrante com quatro possibilidades de execução de um produto para entender como os conceitos de eficiência e eficácia se relacionam. Acompanhe:

Baixa eficiência e baixa eficácia

O gerente seleciona os objetivos errados a perseguir e utiliza mal os recursos. Resultado: um produto de baixa qualidade que os clientes não querem. Sem efetividade.

Baixa eficiência e alta eficácia

O gerente define os objetivos certos e não usa bem os recursos para atingir esses objetivos.
Resultado: um produto que os clientes querem, mas que é caro demais. Sem efetividade.

Alta eficiência e baixa eficácia

O gerente seleciona objetivos inadequados, mas utiliza bem os recursos para perseguir esses objetivos.
Resultado: um produto de alta qualidade que os clientes não querem. Sem efetividade.

Alta eficiência e alta eficácia

O gerente seleciona os objetivos certos a perseguir e utiliza bem os recursos para atingir esses objetivos.
Resultado: um produto que os clientes querem, com qualidade e preço que eles podem pagar – e efetividade.

Como o coaching pode tornar sua empresa mais efetiva?

efetividade como coaching pode tornar sua empresa mais efetiva
Assim como o coaching pode ajudar na sua vida profissional e pessoal, ele também é capaz de alavancar o desempenho da sua empresa ao torná-la mais efetiva.
Novamente, vamos recorrer a exemplos para explicar o potencial do coaching na empresa.
Suponha que você possua uma padaria e esteja desestimulado com os resultados do último semestre.
Então você marca uma sessão com o coach, e ele compreende a sua dificuldade, com perguntas pertinentes ao seu problema.
Depois, a partir de diferentes técnicas, ele pode auxiliar na identificação dos pontos fracos do seu desempenho e no reforço de suas maiores potencialidades.
Ou seja, ele não vai determinar que você precisa reduzir o preço de um produto específico, mas ajudar a extrair de você as respostas e atitudes que conduzirão a resultados melhores.
Assim, a empresa aumentará a sua efetividade, e os efeitos serão percebidos no médio e longo prazo.
Um outro exemplo: sua equipe de vendas não está conseguindo bater as metas.
Nesse caso, o coaching pode oferecer inúmeras ferramentas para que seus colaboradores obtenham maior motivação, entendam a importância do trabalho, demonstrem maior proatividade e se dediquem com afinco para levar a empresa mais longe.
Assim, a efetividade é acompanhada do faturamento, e o negócio cresce.
Mas é claro que esses são apenas alguns exemplos da maneira como o coach pode impactar na sua empresa.
Na prática, o que você vai notar é que o coach não oferece “receitas de bolo”, que serão utilizadas uma única vez.
Com o coaching, você vai obter insights significativos para elevar a efetividade nos negócios em diferentes âmbitos, por meio de uma metodologia com embasamento científico, que traz resultados a partir de mudanças comportamentais de indivíduos e organizações.

Como se tornar um coach?

Se você está à procura de uma nova atividade profissional e se considera capaz de aperfeiçoar o desempenho de outras pessoas e empresas, vale a pena considerar a possibilidade de se tornar um coach.
Antes de tomar essa decisão, é necessário buscar o máximo de informações a respeito em publicações de referência, ouvindo profissionais que estão há tempo no mercado.
Tudo isso para entender como funciona a rotina de um coach na prática.
Depois, é hora de buscar conhecimento para exercer essa função.
Como já explicamos, o processo de coaching é uma metodologia embasada em estudos científicos, que envolve uma série de técnicas e ferramentas de desenvolvimento.
Por isso, exige uma preparação reconhecida pelo mercado.
Ou seja, você vai precisar investir tempo e dinheiro em cursos para se transformar em um coach profissional.
Depois de passar por essa formação, você estará apto a exercer a profissão e atender aos primeiros clientes.

Formação em coaching sbcoaching

efetividade formacao coaching sbcoaching
Considerada a principal referência em coaching no Brasil e uma das maiores empresas de coaching do mundo, a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) oferece várias oportunidades de cursos para quem está começando na área.
O primeiro passo para você, que deseja ser um coach, é cursar o Personal & Professional Coaching.
Nesse curso de coaching, você será apresentado a toda a base da metodologia.
Durante a formação, você vai conhecer as melhores técnicas de evolução de performance para aplicar com os clientes.
Esse treinamento é recomendado porque o conteúdo é completo: contempla uma formação básica tanto para o coach que pretende ajudar na evolução pessoal dos clientes como para o coach que deseja se dedicar à área profissional ou de negócios.
Depois de terminar esse curso, você estará apto a se especializar em alguma das áreas do coaching.
A SBCoaching, por exemplo, oferece cursos de Executive Coaching, Career Coaching, Positive Coaching, Mentoring Coaching, Master in Coaching e MBA em Coaching.
São várias opções para atender a todos os gostos.
Como já explicamos, a busca por conhecimento é o primeiro passo para quem deseja seguir nesta carreira.
Cabe a você tomar a decisão e dar o primeiro passo rumo a essa mudança.

Conclusão

efetividade conclusao
Se você chegou até aqui, é porque realmente está interessado no conceito de efetividade e em como ele pode transformar a sua vida ou a sua empresa.
Esperamos que a leitura tenha sido produtiva e que, agora, você saiba conceituar a efetividade e explicar por que ela é uma combinação de eficácia e eficiência.
Temos certeza que você levará esse conhecimento adiante e poderá aplicar as dicas deste artigo em várias etapas da sua vida.
Se você tem mais interesse sobre esse assunto e sobre conceitos como produtividade, performance e desempenho, por exemplo, talvez seja hora de olhar para o coaching com um pouco de mais de atenção.
Isso porque esse campo de conhecimento é voltado justamente ao aperfeiçoamento do desempenho.
O objetivo é aproveitar todo o potencial de uma pessoa, equipe ou empresa.
Temos certeza que a sua sede por conhecimento não parou por aqui, e estamos à disposição para auxiliá-lo.
Gostou das dicas?
Então, deixe um comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.