Empreendedorismo e Coaching – como se complementam?

 

empresários homens mulheres
Manter um negócio de sucesso requer uma habilidade especial para lidar com as mudanças do mercado.

Manter um negócio de sucesso requer uma habilidade especial para lidar com as mudanças do mercado. Independentemente do ramo de atuação, é preciso ser empreendedor, reconhecer oportunidades e transformá-las em resultados que potencializem a atuação da empresa e do profissional.

A base para esse comportamento vem de objetivos bem definidos. Quando uma pessoa sabe exatamente quais são seus pontos fortes e fracos, ela identifica as situações onde pode aplicá-los e se permite correr riscos dentro desse universo, lidando com os desafios de maneira prática.

coaching

Treinamento revela potenciais

Mas esse conhecimento nem sempre se desenvolve de forma natural. O profissional de coaching atua como um assessor da autodescoberta e pode ajudar as pessoas a terem uma visão clara de si mesmas, despertando características fundamentais para determinar o sucesso de um negócio.

Através de encontros periódicos, ele ajuda o cliente a estabelecer metas compatíveis com os desejos e a desenvolver características proativas, como ousadia e comprometimento.

O trabalho também pode ser feito com aqueles que, naturalmente, já possuem esses traços. Nesses casos, o coach faz uma revisão dos objetivos pretendidos, para saber se eles são fruto de aspirações individuais ou apenas demandas da sociedade. O profissional adequa o planejamento à personalidade do cliente e auxilia na potencialização das habilidades naturais.

 

homem desenho
Os benefícios do coaching para empreendedores estão em transformar as situações do cotidiano corporativo em vantagens.

Mais preparo no enfrentamento de crises

Essa mudança de perfil tem bastante impacto dentro das organizações. Um líder bem treinado, com ideias inovadoras, que alia empreendedorismo e coaching, é capaz de manter a equipe motivada e de desenvolver projetos eficientes, mesmo em períodos difíceis.

Na hora de começar um negócio, uma postura mais competitiva e pragmática influencia a tomada de decisões. Detalhes como a originalidade da proposta e as características do mercado ganham análises mais diretas, aumentando as chances de a iniciativa ser bem-sucedida.

Nos esportes, por exemplo, técnicos capacitados conseguem melhorar o rendimento do grupo, direcionando o estudo das falhas dos jogadores para melhorar futuras performances.

Conquistas a longo prazo

Os benefícios do coaching para empreendedores estão em transformar as situações do cotidiano corporativo em vantagens, extraindo sempre o máximo de potencial dos envolvidos. Ele dá às empresas uma nova perspectiva de mercado, mais sólida e adequada para enfrentar mudanças, e também contribui para a consolidação dos líderes – natos ou não -, ampliando sua competitividade.

As conquistas têm efeito duradouro e formam uma cadeia crescente de benefícios, pois cada chefe treinado é uma fonte de conhecimento para os colaboradores.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O papel do feeling no mundo corporativo

O que é comportamento organizacional: Guia definitivo para se tornar um expert

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

Cinco passos para o aprendizado organizacional

O que é Business and Executive Coaching?

Gerenciando tarefas por meio do coaching

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.