O que é Empreendedorismo Inovador?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso criar estratégias para diferenciar-se e atingir uma posição de vantagem em relação aos concorrentes. Torna-se necessário, então, apostar em um empreendedorismo inovador, modelo caracterizado pela alta capacidade de transformação do negócio e pelo engajamento de todos os envolvidos, que devem possuir objetivos claros, ousadia e vontade de realizar mudanças.

Empreendedorismo Inovador

Qualidades essenciais

Para seguir numa jornada empreendedora, é preciso que os responsáveis pela organização avaliem o próprio comportamento diante dos desafios diários e a dinâmica interna do negócio, o que envolve o comprometimento dos colaboradores e a capacidade de produção. O resultado dessa análise é o que vai definir se a empresa terá condições de arriscar-se em novos projetos e de ganhar uma posição de destaque no mercado.

Alguns quesitos são imprescindíveis para alavancar a trajetória do negócio e, consequentemente, a carreira profissional dos que nele atuam. Segui-los é algo fundamental para o sucesso da equipe de trabalho. Confira quais são eles:

Ética

Respeitar a política e os valores estabelecidos para o empreendimento, além dos princípios que regem a área de atuação no mercado, é o primeiro passo para adquirir credibilidade, formar uma imagem institucional sólida e criar oportunidades para a geração de novos negócios. E ao seguir as regras, os integrantes da instituição fortalecem as relações entre si e têm mais chance de permanecer no emprego, pois, dessa maneira, transmitem seriedade e confiança.

Foco no cliente

Priorizar a participação do consumidor no processo produtivo também é importante para inovar. Entender as necessidades dos clientes e as nuances do relacionamento com o público final auxilia no desenvolvimento do produto ou serviço desejado. Atendendo às expectativas, o fornecedor promove a fidelização do cliente. Tática indispensável para quem deseja reduzir os custos e ampliar as vendas.

Comprometimento

O compromisso da instituição com os envolvidos no negócio (funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e parceiros) agrega valor e fortalece os laços corporativos. Alinhar as expectativas e os interesses de todos eles é um desafio que está diretamente relacionado aos benefícios alcançados com o engajamento. O resultado é a ampliação da rentabilidade e das experiências construtivas.

Flexibilidade

Estar aberto para o novo, saber ouvir opiniões e considerar os pontos de vista de diferentes pessoas são atitudes determinantes para a aplicação de ideias inovadoras. Ser sensível à mudança é o início para grandes ações, principalmente, em ambientes de negociação.

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As ideias dos gestores devem estar alinhadas às de seus colaboradores, visando benefícios para todos da equipe. Assim, líderes e liderados constroem uma gestão verdadeiramente inovadora.

Pense além

As melhores iniciativas partem de empresários que estão atentos às necessidades do dia a dia de seu negócio e, ao mesmo tempo, preocupados com as ações futuras. Para que isso ocorra, as ideias dos gestores devem estar alinhadas às de seus colaboradores, visando benefícios para todos da equipe. Assim, líderes e liderados constroem uma gestão verdadeiramente inovadora.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.