Empreender ou Trabalhar?

Nas mais diversas áreas de atuação profissional, é possível encontrar pessoas que trabalham simplesmente pela necessidade de ter uma renda no fim do mês, enxergando, muitas vezes, as atividades como obrigação e não como prazer. Mas, nesse mesmo contexto, também há pessoas que fazem o que gostam e usam suas habilidades para atingir metas e conquistar objetivos de modo mais efetivo. Isso faz que esses indivíduos se mantenham motivados no emprego e alcancem melhores resultados, incluindo um maior retorno financeiro. Esses profissionais, chamados empreendedores, destacam-se no mercado porque sabem unir os propósitos da empresa com os seus próprios objetivos.

Perfis de colaboradores

Para saber em qual desses dois conceitos você se encaixa é preciso compreender a diferença entre trabalhar e empreender.

Historicamente, o significado de trabalho está ligado à execução de alguma atividade física, esforço para fazer e alcançar algo. Na Grécia Antiga, quem trabalhava eram os cidadãos de classe inferior. Somente eles realizavam tarefas pesadas e menos valorizadas, por isso, o trabalho era visto como um castigo, algo ruim. Para muitos, essa visão ainda perdura e o ato de trabalhar remete à ideia de algo desagradável, feito por obrigação e não por gosto. Atualmente, porém, com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, quem pensa assim tem menos chances de destacar-se no emprego e de trilhar uma carreira de sucesso.

Em contrapartida, o empreendedor é um profissional que está sempre aberto às novidades e sabe aliar esforço físico a ideias inovadoras. Ele é proativo, gosta de ousar, renovar conhecimentos e técnicas e não tem medo de correr riscos. Os grandes empreendedores são aqueles que percebem o ofício como algo necessário para o próprio crescimento pessoal e profissional.

metas objetivos
Empreendedores destacam-se no mercado porque sabem unir os propósitos da empresa com os seus próprios objetivos.

Hoje em dia as empresas buscam justamente esse tipo de colaborador, que sabe executar tarefas conciliando o que deve ser feito com aquilo que aprecia. Afinal, quem gosta do que faz, realiza atividades de forma eficaz e positiva, colaborando para o desenvolvimento de toda a organização. Isso é empreendedorismo: vontade de superar desafios, de aprender sempre mais e de realizar as coisas da melhor maneira possível.

Como empreender com sucesso

Quem deseja ser um profissional empreendedor, deve inicialmente reconhecer as próprias habilidades, aprimorar constantemente suas capacidades e conhecer bem o mercado, para conseguir identificar boas oportunidades e aproveitá-las. Tornar-se um empreendedor significa não enxergar as tarefas como uma obrigação e realizá-las com prazer, percebendo que é possível ampliar os conhecimentos, descobrir novos talentos e encontrar soluções para os desafios que surgem no dia a dia.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.