Como destacar-se para uma vaga de emprego?

Emprego

A concorrência em processos seletivos para vagas de emprego é alta em quase todos os setores do mercado, pois cada vez mais aumenta o acesso da população a cursos de formação e ao ensino superior. Desta maneira, as organizações têm à disposição uma grande oferta de aspirantes aos cargos vagos e tentam selecionar, dentre eles, os melhores profissionais.

Histórico curricular

Para superar os desafios das seleções rigorosas, o candidato deve, em primeiro lugar, elaborar um bom currículo. Deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras, erros gramaticais ou informações inúteis. É importante prezar pela qualificação contínua e por cursos complementares para enriquecer a bagagem técnica.
Em seguida, será a hora da avaliação presencial. Neste momento, é inevitável que surjam dúvidas. “Como devo me comportar em uma entrevista de emprego?” e “Como me destacar?” são algumas delas. Confira dicas para não fazer feio:

  • Pontualidade – Chegar atrasado logo no primeiro compromisso é um dos maiores erros que se pode cometer. Para evitar esta falha, estude o trajeto que vai fazer e saia de casa com antecedência;
  • Cumprimente as pessoas – Mantenha a educação e fale com quem cruzar seu caminho;
  • Use a roupa certa – Vista-se adequadamente e não queira chamar a atenção pelo visual. Para as mulheres, cores neutras, roupas sem decotes ou transparências, unhas discretas e maquiagem bem natural. Já os homens podem optar por sapato fechado, calça e camisa de botão. Eles não devem esquecer-se de fazer a barba e ter o cabelo cortado;
  • Conheça a empresa – Pesquise sobre a atuação da firma e assuntos relacionados. Saiba quem é o presidente e tenha ideia da estratégia de mercado;
  • Honestidade – Fale sempre a verdade. Em nenhum momento pense em tirar vantagem com alguma informação inventada;
  • Fuja de clichês e mostre diferenciais – Ter argumentos poderosos e não usar frases prontas são boas táticas para quem não sabe como agir em uma entrevista de emprego. Destaque-se dando exemplos de atividades passadas e apresentando portfólio com todos os trabalhos realizados anteriormente.
vaga-emprego
Como devo me comportar em uma entrevista de emprego?

Dinâmicas

A etapa grupal também costuma amedrontar postulantes a vagas profissionais. Neste tipo de recrutamento, os selecionadores analisam um conjunto de competências, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e iniciativa. Além das dicas acima, outras mais específicas ajudam o concorrente a se sobressair em meio aos demais.

  • Tenha atitude – Emita sua opinião e dê sugestões. A falta de participação é uma das principais causas de reprovação;
  • Ouça os outros – Escute os participantes e seja flexível. Não queira fazer valer sua posição sem antes ouvir o que o grupo tem a dizer;
  • Esteja atualizado – Leia sobre temas do Brasil e do mundo. Ideias para as atividades podem surgir a partir de fatos noticiosos.

Quando recrutadores decidem como entrevistar candidatos, um dos critérios mais valorizados é a autenticidade das respostas. Por isso, seja franco e verdadeiro. Não tente simular comportamentos de um profissional que não é, pois os examinadores estão preparados para perceber mentiras e contradições.



Cara a cara

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

O coaching para desenvolvimento de carreira

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.