O Que as Empresas Esperam e o que os Jovens Oferecem

Conhecer tecnologias, fazer cursos, se aperfeiçoar em línguas. Quando o assunto é preparação para ingressar no mercado de trabalho, muitos jovens correm direto para essas alternativas, mas nem sempre são apenas esses diferenciais que as companhias procuram. A visão do que as empresas precisam e o que os jovens oferecem, nem sempre têm uma conexão.

Com o passar dos anos, os critérios para a admissão de jovens foram mudando. Primeiro, era necessário ter uma boa indicação, de preferência, familiar. Depois, era necessário ter experiência, que era uma exigência contraditória: como ter experiência sem nunca ter entrado no mercado de trabalho?

Um estudo publicado em março deste ano pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chamado Desconectados – Habilidades, Educação e Emprego na América Latina, mostrou que “cerca de 80% das empresas pesquisadas informaram que as habilidades mais difíceis de encontrar são aquelas relacionadas ao comportamento, como empatia, adaptabilidade, cortesia, responsabilidade e comprometimento. Pelo menos 30% das companhias consideram que a formação recebida na escola secundária não é suficiente para o desempenho das tarefas requeridas”.

As empresas com plano de carreira geralmente estão mais à procura de habilidades pessoais como tato, bom comportamento e relacionamento fácil com outras pessoas, e, principalmente, que tenham liderança e sejam pró-ativas. As companhias procuram pessoas que possam crescer junto com a empresa e aperfeiçoar os talentos desses jovens funcionários, com o objetivo de mantê-los. Outras qualidades que também são bem vistas para quem contrata, é a capacidade de poder elaborar uma análise crítica, saber se aprofundar nos assuntos e ter uma opinião inteligente sobre os mais diversificados temas.

jovem no mercado de trabalho
Você, que é jovem, precisa estabelecer metas e estar motivado à alcançar seus objetivos

Para isso, é necessário o desenvolvimento pessoal e profissional. Como falamos, é muito importante você buscar conhecimentos que irão te ajudar em sua carreira profissional, como cursos de línguas, acompanhar as tecnologias e principalmente os cursos que estão voltados para a área que você pretende atuar, só que, além disso, é imprescindível cuidar das questões pessoais, como aprender a lidar com vários tipos de pessoas, respeitar as diferenças, buscar adquirir um perfil de liderança, aperfeiçoar suas habilidades e buscar novas.

Se preparar para ingressar no mercado de trabalho, buscar conhecimentos pessoais e profissionais e ainda conciliar tudo isso com os estudos não é uma tarefa fácil. Você, que é jovem, precisa estabelecer metas e estar motivado à alcançar seus objetivos, sem deixar que coisas fúteis como distrações e preguiça te atrapalhem. Procure se aperfeiçoar agora que você é novo e tem muito o que aprender, assim, terá as qualidades requeridas para a empresa e grandes chances de ter sucesso na sua carreira profissional.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.