Empresas familiares: como funcionam, características e como gerir

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As empresas familiares são muito comuns no Brasil.

E isso se explica por uma palavra-chave: confiança.

Muitas pessoas abrem os seus negócios em conjunto com outros membros da família e, quando bem-sucedidos, a administração tende a ser repassada para os herdeiros.

Existem tipos específicos e características bem peculiares dessas organizações.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer como as empresas familiares funcionam e os principais desafios de gestão.

Acompanhe!

Como funcionam as empresas familiares

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As empresas familiares são organizações fundadas e compostas por membros de uma mesma família. 

Não significa, necessariamente, que todos os funcionários tenham parentesco. O negócio pode contar com profissionais de fora, incluindo o responsável pela gestão

Neste caso, um ou mais familiares costumam fazer parte da diretoria, mas com outro cargo.

O que ocorre em muitas empresas familiares é a influência do lado afetivo na administração. Isso pode ocasionar problemas gerenciais e, de certo modo, acarretar em uma gestão menos profissional.

Outro fator relevante a ser considerado sobre o funcionamento de empresas familiares é a sucessão de poder.

A responsabilidade pelo negócio, caso algum integrante da família não possa mais comandá-la, deve beneficiar o sistema.

Por isso, são necessárias regras bem estabelecidas, com critérios claros e que não representem conflitos de interesse.

Os principais tipos e características das empresas familiares

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No tópico acima, você viu a descrição, sob uma visão geral, de uma empresa familiar. 

Agora, serão apresentadas as principais classificações e as características dessas organizações.

Os três tipos mais comuns são: tradicional, híbrido e de influência familiar.

No tradicional, a administração é feita, exclusivamente, pelos próprios familiares. Geralmente, existe mais controle, inclusive financeiro, e o capital é fechado.

O híbrido, como o nome sugere, possui equilíbrio entre membros da família e profissionais de fora, sem vínculos pessoais, sobretudo em cargos gerenciais. Apesar ainda do forte controle, o capital é aberto.

Por último, o de influência familiar, consiste também em um modelo com controle estratégico, mas possivelmente à distância. 

Ou seja, os membros da empresa podem não participar da administração diretamente, mas ainda assim possuem parcela significativa das ações.

Com base nessas categorias, podem ser evidenciadas ainda as principais características relacionadas a esta referência de negócio.

As principais vantagens são equipes engajadas e dedicadas, com comandos normalmente mais próximos e estruturas menores, que permitem o melhor acompanhamento do trabalho e o processo rápido de tomada de decisões.

Por outro lado, os aspectos negativos também são percebidos, como autoritarismo, resistência à mudança e cultura da organização fortemente ligada aos comportamentos dos familiares fora do ambiente corporativo.

A gestão de empresas familiares

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As características de empresas familiares, relacionadas aos principais benefícios e desvantagens, pode influenciar a gestão.

Os desafios compreendem a dificuldade de profissionalização da família e a abertura às inovações, como o uso de tecnologias e novos processos.

Além disso, entre os obstáculos, um dos mais relevantes é a ação de controlar as emoções. 

A conexão sentimental com as questões organizacionais pode prejudicar o sucesso do negócio, limitando a execução de processos básicos, como o recrutamento e seleção de talentos.

Posto isto, a gestão de empresas familiares deve seguir algumas recomendações, como definição de planejamento estratégico, plano de negócios, com metas e objetivos bem estruturados, e critérios de sucessão. 

Além disso, é fundamental estruturar o processo de tomada de decisão.

Agora que você entendeu como funcionam as empresas familiares, deixe o seu comentário, e compartilhe o conteúdo para que outras pessoas também possam aprender. 

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.