Empresas e Inovação – Relação fundamental

Antes vista simplesmente como alternativa para impulsionar o crescimento organizacional, a inovação passou a ser encarada como uma verdadeira questão de sobrevivência depois que a globalização acirrou a concorrência entre as empresas. Pensar e agir de forma diferente são atitudes necessárias hoje em dia para ampliar a margem de lucro, conquistar novos mercados e fidelizar o público-alvo.

Inovar consiste em questionar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional. Desse modo, a possibilidade de formar ideias revolucionárias aumenta, o que contribui de maneira efetiva para a criação de novos produtos e serviços capazes de atender às diferentes demandas que surgem periodicamente.

Quando uma corporação ingressa no mercado, ela se depara com uma limitação de abrangência. Isso quer dizer que apenas uma determinada fatia dos consumidores escolherá o produto, pois, na hora da compra, eles levarão em conta uma série de fatores, como gostos pessoais, necessidades, aspectos culturais e influência das marcas concorrentes.

Como vencer as limitações e fazer a inovação dar certo?

Para superar esse obstáculo, crescer e sobreviver, as firmas precisam investir em ações de marketing, em novas estratégias de produção e de distribuição do produto ou serviço e na carreira profissional de seus colaboradores. Também é fundamental revisar constantemente a forma de atuação da companhia diante do público.

Todavia é importante ressaltar a diferença entre os processos de inovação e as atividades de melhoria contínua. Os aprimoramentos consecutivos do produto ou serviço auxiliam a manter a competitividade em relação ao custo, mas não são suficientes para oferecer vantagens em médio e longo prazo como as ações inovadoras.

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Vença as limitações como ajuda da inovação

Um exemplo de inovação mercadológica é o que as empresas alimentícias fazem, lançando variações de seus produtos de tempos em tempos. Isso impede que o público já conquistado enjoe do artigo e proporciona a atração de novos consumidores que têm preferências distintas. Essa atitude proporciona a ampliação do mercado consumidor e o crescimento da organização.

Pensar diferente, além de possibilitar o crescimento da empresa, é a única maneira de evitar a natural redução das vendas sempre que surge uma tecnologia mais moderna. A chegada dos tablets e smartphones, por exemplo, provocou um grande impacto nas tradicionais companhias de computadores, que foram obrigadas a elaborar designs e ferramentas diferentes para garantir a participação no mercado e sobreviver.

Vale dizer, entretanto, que a inovação sem planejamento é uma aventura que pode resultar numa catástrofe. Por esse motivo, é necessário recorrer a pesquisas especializadas na hora de definir no que a empresa irá investir.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.