Como encontrar novas soluções para problemas antigos

(Por Daniela Assunção)

Geralmente, o que nos mantém presos a uma situação ou padrão de comportamento é a nossa falta de perspectiva e de confiança para aceitar aquilo que está fora do nosso controle e modificar apenas o que está.


//


Muita gente que está insatisfeita com seu trabalho acaba não vendo novas possibilidades, por exemplo, por só conseguir enxergar duas opções: mudar de empresa, por ter problemas de relacionamentos ou remuneração na atual, ou atuar em outra área por não estar obtendo os resultados desejados. Eliminam assim, toda a “gama de cinza” que está entre essas condições extremas. Pensar em novas possibilidades poderia incluir estudar uma mudança de área dentro da mesma organização, aprimorar alguma competência ou melhorar seus resultados para galgar uma promoção. Pode-se também pensar em delegar parte do trabalho ou mesmo verificar a possibilidade de implementar novas formas de se trabalhar em seu departamento. Por outro lado ainda, poderia buscar esse mesmo cargo em outra empresa.
O mesmo vale para situações pessoais. É comum quem quer emagrecer pensar logo em ter de frequentar uma academia. Porém, nem todos se sentem confortáveis ou gostam exatamente desse tipo de atividade. Acabam se desestimulando por não procurarem outras alternativas que lhe proporcionem o benefício desejado e que seja prazeroso, como grupos de corrida ou de ciclistas, dança, natação, pilates, artes marciais, dentre tantas outras opções. Ao determinar-se um objetivo, tenha em mente que podem existir várias maneiras de se chegar até ele, e talvez não exista uma “melhor” e outras “piores”, mas aquela que irá funcionar para você. E o mais importante: que você se sinta bem e consiga levá-la adiante.
Para isso, uma boa dica é se distanciar do problema e levantar todas as possibilidades de uma maneira um pouco mais racional. Em geral, nossa dificuldade ao tentar solucionar uma situação complicada é que estamos envolvidos emocionalmente com a questão, o que nos impossibilita de ver as oportunidades de crescimento que isso pode nos proporcionar. Uma ferramenta interessante que costumo utilizar com meus clientes para estes casos é o Brainstorming de Soluções Possíveis, onde levantamos todas as possibilidades para uma dada situação. É interessante também imaginar o que pessoas importantes para você  (próximas ou não) recomendariam ou fariam se estivessem no seu lugar, ou identificar como outros solucionaram situações similares.

problemas e soluções
Uma boa dica é se distanciar do problema e levantar todas as possibilidades de uma maneira um pouco mais racional.

O importante desse levantamento é pensar em no mínimo 5 novas possibilidades, e se você é coach, pode tentar extrair 8 ou 10 de seu cliente. Mesmo que surjam algumas em sua mente que você ache “absurdas”, procure não julgá-las num primeiro momento. Liste todas em uma coluna numa folha e, em seguida, avalie o que poderá acontecer caso coloque em ação cada uma delas. Quais podem ser as possíveis consequências de agir diferente? Será que você pode ter aqui algumas novas respostas para o que realmente o incomoda?

Numa terceira coluna, identifique como você irá se sentir se executar cada uma dessas ideias. Desafiado? Incentivado? Animado para se abrir a novas oportunidades em sua vida? Feito isso, você terá condições de avaliar e escolher a que irá lhe proporcionar maiores benefícios ao colocá-la em ação. Isso não significa que será fácil, mas com certeza dessa forma você terá possibilidades de mudar alguns padrões em sua vida.
De maneira geral, temos pouco controle com o que nos acontece, a maneira como a economia e a política influenciam nossas vidas, os incidentes com pessoas queridas, acidentes naturais e mesmo as decisões de outras pessoas. Mas temos sim controle sobre as nossas escolhas e ações. Então, que saibamos cada vez mais fazer isso de maneira consciente e sem abdicar desse enorme poder de construirmos a vida que queremos.
Boa chuva de ideias e ótimos insights!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.