Endomarketing – Os 5C´s

Para melhorar suas vendas, as empresas logo pensam no marketing e seus 4 P’s: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação). No entanto, para vender mais, é necessário que tanto o público externo (clientes) quanto o público interno (colaboradores) estejam alinhados com o posicionamento da empresa.

Ao falar dos colaboradores, é indispensável o envolvimento do setor de recursos humanos. Nesse contexto, surge o endomarketing, que é a união estratégica entre o marketing e o RH. Ele representa um elo entre o cliente, o produto (a empresa) e o funcionário, pois repassar uma ação de marketing para o colaborador tornou-se tão importante quanto transmiti-la ao consumidor.

endomarketing

O conceito de endomarketing está relacionado à ideia de tornar o empregado um aliado nos negócios da empresa, ressaltando que ele é peça fundamental para o sucesso da organização e que precisa estar preocupado com o seu próprio desempenho, uma vez que o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades é essencial para que a empresa permaneça no mercado e adquira vantagens competitivas sustentáveis perante seus concorrentes. Com base nesse cenário, conheça os 5C’s da estratégia.

Comprometimento

Todo colaborador que deseja construir uma carreira bem-sucedida precisa ter um forte comprometimento com o trabalho, pois sua ascensão virá do sucesso da empresa em que ele atua. Ao mesmo tempo, a companhia tem o dever de promover o desenvolvimento profissional do funcionário, já que este representa a corporação perante seus clientes, parceiros e fornecedores.

Conhecimento

Para que o colaborador possa transmitir segurança na hora de falar sobre um produto ou sobre a empresa em si, é necessário que ele tenha o mais profundo conhecimento do ramo que trabalha e o serviço que desenvolve. Somente assim ele poderá repassar informações consistentes e transferir uma boa imagem no mercado.

Companheirismo

O trabalho em equipe mostra que tanto os profissionais quanto as empresas não se sustentam sozinhos. O funcionamento de uma organização pode ser comparado ao de um corpo humano, em que cada setor representa um órgão vital, ou seja, cada área e sua equipe precisam agir em sintonia com o restante da corporação para que tudo ocorra perfeitamente.

Credibilidade

A credibilidade e a confiança são características difíceis de conquistar e podem ser destruídas rapidamente com um simples ato. As empresas precisam ter muito cuidado com a forma como os funcionários entram em contato com os clientes, pois, em alguns segundos, toda a credibilidade desenvolvida durante anos pode acabar.

Caráter

Este C está relacionado à maneira que um indivíduo ou um grupo tem de agir. Refere-se à firmeza e coerência nas atitudes, ou seja, o caráter de um colaborador diante do mercado pode refletir o caráter da empresa como um todo.

parceria marketing RH
Os 5 C’s do endomarketing são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento entre as corporações e seus funcionários.

Os 5 C’s do endomarketing são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento entre as corporações e seus funcionários. Uma empresa, ao estimular essa parceria entre o marketing e o RH, só terá bons resultados, como a prática da ética profissional, a ação de forma coerente no mercado e o desenvolvimento humano.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.