O engajamento como elemento formador da identidade

Por Villela da Matta e Flora Victoria.

No ambiente corporativo, Wilmar Schaufeli e colegas definem o engajamento como um estado mental positivo e gratificante relacionado ao trabalho, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Entendemos, porém, que embora capte alguns elementos essenciais do engajamento, essa definição – e outras mais ou menos na mesma linha – não expressa o conceito de um modo mais amplo. Não expressa, por exemplo, o que vem a ser o engajamento total, uma construção que se refere não só ao trabalho, mas também à vida.

Sob o ponto de vista filosófico, o engajamento pode ser relacionado ao conceito de comprometimento desenvolvido por Kierkegaard. Quando estamos desengajados daquilo que nos cerca, tudo nos parece vazio e sem sentido. Por outro lado, o “comprometimento incondicional” com alguma coisa – por exemplo, com uma causa ou vocação – é um elemento formador da identidade e do senso de realidade do indivíduo. O engajamento se manifesta no dia a dia por meio de um esforço voluntário voltado para a realização e para a contribuição. Aquilo com que nos engajamos confere coerência e significado a nossas existências, e ajuda a formar nosso senso de identidade.

Sartre, por sua vez, lançou as bases para uma visão do engajamento à luz das virtudes éticas e da autenticidade. Para o filósofo, o fato de sermos humanos implica estarmos em meio a situações concretas que demandam nosso engajamento, e com as quais devemos nos engajar de um modo mais profundo e decisivo. É a chamada “liberdade engajada”: encontramos nossa razão de ser ao realizarmos concretamente nossa liberdade. Trata-se de ter consciência do que fazer, de ter a responsabilidade de fazer e de ter respeito por suas obrigações para com você mesmo e para com os outros.

O engajamento

O engajamento é, pois, em última instância, a base de uma vida autêntica e dotada de sentido, o que constitui uma das respostas para a condição existencial do ser humano. É, ainda, uma fonte de significado e valor: ao escolher com o que me engajar, estou, também, escolhendo quem sou. Ao escolher quem sou, estou, de certa forma, criando meu mundo.

“O engajamento como elemento formador da identidade” é um pequeno artigo e, também, um preview do capítulo que Villela da Matta e Flora Victoria e escreveram para o livro “Engajamento Total”, em coautoria com Brian Tracy – o mais recente lançamento da SBCoaching Editora.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Wohasu: uma abordagem holística para a felicidade

Universidade de Yale promove mesa redonda para discutir felicidade em fórum de Davos

3 dias de POEX: uma jornada rumo à felicidade

APRECIAÇÃO DA BELEZA: Aprenda a contemplar a vida e ser mais feliz

BONDADE: A virtude da humanidade

CRIATIVIDADE: Entenda a importância dessa força de caráter

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.