Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Você sabe a diferença entre eficiência e eficácia? É muito importante entender e diferenciar essas expressões para analisar o desenvolvimento e os resultados de sua equipe.

Apesar de terem significados semelhantes, eficiência e eficácia possuem distinções que influenciam na checagem de produção da empresa e na administração de recursos e investimentos.

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

Entenda as diferenças entre os dois termos e quais são as suas definições:

Eficiência

A eficiência pode ser definida quando um indivíduo realiza uma tarefa utilizando menos tempo, esforço e recursos. Ele faz o melhor que pode, adequando seu objetivo às condições disponíveis.

O resultado pode não ser atingido com excelência, mas é alcançado. Desse modo, podemos dizer que uma pessoa eficiente é aquela que, com pouco tempo e recursos, consegue atingir sua meta.

Eficácia

Já no caso da eficácia, a atividade também é feita, mas o que muda é o processo de produção. Durante a execução, todos os processos definidos inicialmente são favoráveis para produzir o trabalho com êxito. Desse modo, uma pessoa eficiente é aquela que seguiu todas as orientações e finalizou o projeto com maestria.

Exemplos de eficiência e eficácia

Em uma empresa, dois vendedores saíram para suas vendas diárias. O objetivo é fechar cerca de 15 contratos por dia. O primeiro vendedor teve um mal-estar e, por isso, ficou meio período e realizou 15 matrículas. O segundo conseguiu o mesmo número trabalhando o dia todo.

Ou seja, o primeiro vendedor foi eficiente, pois alcançou seu objetivo em menos tempo, mesmo não se sentindo bem. O segundo vendedor foi eficaz, pois atingiu a meta no período estabelecido, de acordo com o cronograma da companhia.

Eficiência e eficácia nas empresas

Como vimos, eficiência, eficácia e efetividade estão diretamente ligadas, sendo ambas importantes para o desenvolvimento de trabalho. Por isso, é importante compreender suas similaridades e trabalhar em equilíbrio para obter o melhor de cada prática.

Mas, afinal de contas, como funcionam eficiência e eficácia organizacional? Dentro das empresas, é possível desenvolver as duas habilidades ou apenas uma? Tudo isso dependerá do perfil do local e do empregado.

A eficiência organizacional

No ambiente corporativo, a eficiência pode ser entendida como o tempo necessário para se produzir algo. Quando os funcionários completam as tarefas o mais rápido possível e com o mínimo de recursos, estão utilizando essa técnica. Por isso, a ineficiência causa uma série de falhas e perdas do processo produtivo ao longo do tempo.

Para desenvolver ou aprimorar sua eficiência organizacional, procure entender quais são as necessidades da instituição e estudar estratégias rápidas para a resolução do problema.

A eficácia organizacional

A eficácia pode ser observada pelos níveis de rendimento individuais ou da equipe. Para melhorá-la, é necessário realizar uma avaliação criteriosa de performance de todos os funcionários, apresentando os pontos fracos que precisam ser aperfeiçoados por meio de críticas construtivas.

Para que haja melhor compreensão de todos, deve-se mostrar o quanto é importante a excelência na produção, pois seu desempenho afeta os resultados da empresa e de todos os setores.

Eficiência X eficácia: por qual optar?

Cada organização pode desenvolver ambas ou apenas uma das características de acordo com a necessidade, condições e ritmos de trabalho. Se a companhia tem capital para aprimorar suas ferramentas e busca crescimento exponencial, a eficácia é a capacidade ideal a ser desenvolvida.

Mas se a empresa está começando e possui poucos recursos financeiros, o ideal é utilizar a eficiência para explorar as condições e ferramentas disponíveis para a projeção no mercado. Durante o seu desenvolvimento corporativo, as práticas serão utilizadas de forma equilibrada, de acordo com cada condição ou objetivo.

Desenvolva eficiência e eficácia em sua empresa

Eficiência e eficácia são de extrema importância no mundo corporativo. Para desenvolver essas e outras competências em sua equipe, conte com a SBCoaching. Atuante no mercado há mais de 20 anos, possuímos treinamentos personalizados para a evolução pessoal e otimização de resultados.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.