Entendendo a autocrítica

A partir dessa reflexão, a pessoa pode rever e mudar suas atitudes sobre aspectos da sua vida pessoal e também de sua carreira profissional.

A autocrítica é a capacidade interna do indivíduo de fazer uma crítica de si mesmo. Ela é feita por meio da análise de atos, formas de agir, erros cometidos e possibilidade de correção. A partir dessa reflexão, a pessoa pode rever e mudar suas atitudes sobre aspectos da sua vida pessoal e também de sua carreira profissional.



// É importante que o colaborador sempre faça uma autoavaliação das suas ações, da reação dos colegas diante de seus posicionamentos e de sua própria satisfação com o trabalho. Ele precisa questionar-se sobre o que ele pode oferecer para a empresa, de que modo deve fazê-lo e como buscar formas de melhorar. Isso contribui para torná-lo mais qualificado e, assim, possa atingir seus objetivos. Saiba mais sobre essa prática.

Efeitos da autoanálise

Especialistas dizem que cobrar-se demais pode gerar internamente um sentimento de incapacidade. É possível também que o profissional critique-se em áreas que ainda não possui experiência, gerando sensações negativas que não vão contribuir com sua rotina de vida e de trabalho. A partir disso, é comum desenvolver desânimo, mau humor, timidez, perda de foco e queda de produtividade, podendo levar até a demissão do funcionário.

Talvez a melhor saída para evitar um cenário desfavorável como esse é substituir a autocrítica por outra prática eficiente que pode provocar resultados positivos. A autocompreensão é um exercício que substitui o julgamento e a crítica pelo entendimento das causas e pela avaliação das razões. “O que me levou a esse momento?”, “o que posso criar para não cair?” são exemplos de perguntas assertivas que visam a resolução dos problemas.

Não há na autocompreensão o sentimento de incapacidade, nem mesmo outras sensações negativas que vão afetar o desempenho no trabalho. Basta ter um olhar mais objetivo do momento, ter calma para entender o que está errado e realizar uma conversa interior sem punições ou agressões. Motive-se e inspire-se para consertar o que não está adequado.

Essa prática levanta a autoestima e proporciona uma maior percepção das próprias competências. Assim, o colaborador estará diante de um cenário claro, analisando o que falta para que ele possa crescer profissionalmente.

Motive-se inspire-se
Pense sobre suas metas e motivações. Compreenda que posição deseja alcançar para ter uma visão mais clara do futuro.

Dicas para a compreensão

  • Seja sempre paciente. Apavorar-se diante de um problema não irá ajudar a solucioná-lo;
  • Evite culpar-se demais. Tenha calma para analisar as razões pelas quais não está conseguindo superar uma dificuldade;
  • Não seja duro com você mesmo. É preciso entender que você não sabe tudo, está em constante processo de desenvolvimento profissional e pessoal e que é comum enfrentar esses obstáculos;
  • Pense sobre suas metas e motivações. Compreenda que posição deseja alcançar para ter uma visão mais clara do futuro;
  • Converse consigo mesmo. Assim você saberá quais atitudes tomar para prosseguir e evoluir em seu trabalho.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.