Do currículo a entrevista: dicas para conquistar um novo emprego

A preparação para o sucesso de uma entrevista profissional inicia-se muito antes de estar diante do recrutador. É importante, para quem está buscando um novo emprego, saber que o diferencial começa no seu desenvolvimento da inteligência e controle emocional e psicológico. Ter atenção desde o envio do currículo até o momento da entrevista é determinante.

Quais são os erros mais cometidos ao elaborar um currículo

Os mais cometidos estão relacionados ao excesso – sejam eles de experiências narradas, de inovação gráfica e até itens extracurriculares. Sendo assim, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores serão as chances para uma futura entrevista.  É preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas.

Dica:

Ao inserir suas experiências, se atenha às experiências relacionadas à vaga que está disputando. Caso ainda não tenha, seja sincero e expresse o anseio de adquirir experiência.

Erros de português também são fatais, revise todo o texto, verifique pontuação e palavras estrangeiras, lembre-se que seu currículo é o seu cartão de visita, ele é o primeiro contato com a empresa, uma boa impressão será decisiva para o próximo passo – a entrevista.

Fique atento às oportunidades disponíveis na internet

Muitas empresas também enxergam as redes sociais como uma forma de conhecer um pouco mais sobre os candidatos e recrutar seus colaboradores. Mantenha seu perfil sempre atualizado. O configure com os seus últimos trabalhos, cursos e conquistas profissionais.

Dica:

Para muitas profissões, possuir um blog com o portfólio e manter o perfil no LinkedIn atualizado é imprescindível.

Pesquise sobre a empresa que vai te entrevistar

Ao ser chamado para uma entrevista, procure conhecer a empresa. O bom candidato pesquisa tudo sobre a instituição: quais os seus principais clientes, o que ela faz, qual a sua história no mercado e a área em que atua.

Dica:

Investigue previamente sobre a cultura e produtos da empresa. Assim não terá grandes dificuldades.

Como o marketing pessoal pode contribuir na hora da entrevista?

O que você veste e como se comporta pode dizer muito sobre quem você é. Os profissionais de RH costumam traçar perfis com base nas informações também contidas nos trajes candidatos. Claro que o seu conhecimento e habilidades contam muito. Mas lembre-se: a sua aparência também é importante. A maioria dos recrutadores leva isso em consideração para traçar seu perfil profissional e escolher a pessoa que mais se encaixe na vaga.

Dica:

Escolha um traje que seja condizente com a vaga.

Mulheres – Maquiagem sóbria e discreta.

Homens – Barba bem feita.

Use o coaching a seu favor

Outra dica importante para a preparação é o autoconhecimento, proporcionado pelo coaching. Quem se conhece bem fica mais confortável nesses momentos, mantém o equilíbrio e a calma. Ao identificar as suas dificuldades, temos a possibilidade de nos fortalecer nesses pontos, trabalhando o que deve ser melhorado.

Dica:

Com a ajuda de um Coach, faça um Ensaio Dramático da entrevista. Simule o que vai dizer e como vai se comportar no dia. Feito isso, analise os pontos fortes e fracos. Repita o ensaio até que você sinta-se seguro de si mesmo.

Com um profissional conduzindo esta técnica, você mudará o seu comportamento a cada ensaio e terá aprimorado falhas de comportamento e comunicação. Desta forma, as chances de conseguir a vaga aumentarão porque você saberá exatamente como se expressar.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.