Conciliando vida, profissão e futuro!

Vida pessoal e profissional

Novo ano, novas metas… Com as novas resoluções, chega a hora de querer dar um rumo na carreira, focando mais no âmbito profissional. Mas, ao mesmo tempo, começam a surgir dúvidas sobre como encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É o seu caso? Se sim, saiba que é normal ter esses questionamentos. Mas é também perfeitamente possível encontrar uma harmonia entre as duas áreas.

Para além de possível, o equilíbrio é essencial. Afinal, sem ele você pensa demais na carreira e fica sem tempo para descanso – o que causa consequente desgaste mental e menos vontade de dar o seu melhor –, ou relaxa demais na vida pessoal e não coloca o foco necessário para o profissional, ficando estagnado.

De 2020 para cá, com a pandemia de coronavírus, muitos profissionais passaram a trabalhar em esquema de home office – temporária ou oficialmente. Muitas empresas aderiram a essa forma de trabalho remoto, o que torna ainda maior o desafio de conciliar os dois aspectos, já que o trabalho passa a ser feito em casa.

Mas o desafio é também para aqueles que saem diariamente, ficando boas horas longe de casa e da família, sobrando menos tempo para si mesmo e para os seus familiares.

Dessa forma, como conciliar vida pessoal e profissional? É o que vamos abordar nesse artigo.

Vida pessoal e profissional: antes de tudo, planeje sua semana

Você precisa se organizar e, para isso, o primeiro passo é pensar na sua semana. Elenque tudo o que você precisa fazer e anote, distribuindo ao longo de cada dia sem ficar sobrecarregado.

Ao identificar cada atividade, você é capaz de organizar o seu tempo para dar mais atenção à sua família sem prejudicar o seu trabalho.

Uma boa dica é utilizar um planner e, uma vez por semana, separar um tempinho para essa organização.

Defina as suas prioridades

Quando você estiver organizando a sua semana, será preciso estabelecer quais são as suas prioridades, elencando quais demandas são mais urgentes e quais são menos – isso você fará ao avaliar o nível de importância de cada atividade.

Ao fazer essa análise de hierarquia, separe as tarefas em três categorias:

  • O que é obrigatório fazer, que se não for feito pode gerar prejuízos;
  • O que é desejável fazer, mas que pode aguardar um espaço na agenda;
  • E, por fim, aquelas atividades que não são tão necessárias na semana e podem ser adiadas para a próxima.

Seja organizado

A organização é um fator primordial ao lado do planejamento para fazer tudo funcionar. É preciso elaborar cronograma, fazer lista de tarefas, estabelecer metas diárias, semanais e mensais – tudo visando uma gestão do tempo muito bem aproveitada.

Acredite: é perfeitamente possível seguir minuciosamente o que você planejou, sendo regrado com os horários!

Com a organização e tudo em dia, até mesmo os imprevistos serão facilmente contornados.

Não acumule tarefas

Se você seguir o que escrevemos nos tópicos acima, dificilmente chegará ao ponto de acumular tarefas – a não ser que você tenha mais obrigações do que pode arcar. Falaremos disso no tópico abaixo.

Em toda e qualquer situação, evite o acúmulo de tarefas. Uma dica? Começar a semana sempre fazendo aquilo que for mais complicado e trabalhoso. Outra dica? Também já adiantar, nos pequenos intervalos de tempo, aquelas tarefas de poucos minutos que são facilmente resolvidas.

Sabe aqueles 10 minutinhos que você passaria nas redes sociais? Aproveite para responder aquele e-mail necessário,  parado há um tempo na caixa de entrada, ou para resolver algum detalhe importante que não toma muito tempo.

Saiba delegar tarefas

Nesse processo em que você busca equilíbrio, é fundamental entender que não é possível carregar o mundo inteiro nas costas. Além da organização, entender o que pode ser delegado aos outros – tanto no âmbito familiar quando profissional – pode ser uma forma de distribuir as tarefas sem te sobrecarregar e nem sobrecarregar os outros. Assim, você consegue ter tempo para aquilo que realmente importa!

Vida pessoal e profissional: desenvolva sua inteligência emocional

No mundo atual, grande parte das pessoas sofrem de problemas como ansiedade, por exemplo. Falta de autoconfiança e outras problemáticas internas também afetam as pessoas, diminuindo suas capacidades de saber administrar bem suas vidas e carreiras. Muitas vezes, elas ficam até mesmo estagnadas, sem conseguir agir.

Para isso, é primordial desenvolver a inteligência emocional, para saber administrar as emoções e, assim, alcançar objetivos. O intuito é saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades e, consequentemente, crescimento na carreira.

Trabalhar a inteligência emocional ainda ajuda você a desenvolver habilidades interpessoais e o autoconhecimento.

Valorize os momentos em família

Se, neste momento atual, o seu tempo está mais preenchido com o desenvolvimento da sua carreira, por exemplo, é primordial saber aproveitar muito bem os poucos momentos de descanso e com a sua família.

Saiba preencher essas situações com atividades que tragam bem-estar e que aproximem a todos. Dê sentido e atenção especial a essas ocasiões, já que são nesses momentos que você encontra o respaldo emocional e muitas vezes o apoio para prosseguir com os seus sonhos.

A vida pessoal e a profissional não são adversárias – ambas são importantes e formam os pilares da sua vida. Há momentos em que você precisará focar mais em uma do que outra, mas sem nunca deixar uma delas de escanteio.

É econtrar, como dissemos ao longo desse texto, o equilíbrio!

Gostou desse artigo? No blog da SB Coaching, empresa líder em formação para coachings, você confere outros artigos sobre desenvolvimento pessoal, profissional, emocional, dentre outros. Confira!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Coaching generativo: tudo que você precisa saber

Pensamento crítico: como desenvolver essa habilidade e seus benefícios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.