Os erros que não permitem a efetivação de um temporário

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Empresas de vários setores têm a necessidade de aumentar o número de funcionários.

Todos os anos, nos períodos que antecedem datas comemorativas que movimentam o comércio, empresas de vários setores têm a necessidade de aumentar o número de funcionários. Para quem está desempregado, pode ser a oportunidade de ingressar definitivamente no mercado profissional, já que mesmo se tratando de uma situação com prazo certo para acabar, existem chances reais de efetivação.

Para que a contratação aconteça, é importante que o colaborador seja eficiente e possua competências comportamentais adequadas à vaga, pois alguns erros podem acabar com a chance de ter a carteira assinada.

A maioria das falhas está ligada ao comportamento humano no trabalho. Confira uma lista com os principais deslizes que não devem ser cometidos:


● Fazer do emprego um passatempo: Aceitar qualquer oportunidade, apenas por achar que é temporária está errado. Procure vagas com as quais tem identificação e que valorizem o seu talento e personalidade.

● Ser acomodado: É imprescindível que o empregado tenha disposição para adquirir novos conhecimentos, mesmo que já seja experiente. Quanto mais rápido aprender, mais interesse irá demonstrar e maiores as chances de se tornar efetivo.

● Não se enturmar: Não se relacionar amigavelmente no ambiente profissional demonstra que o funcionário não se sente à vontade. Tente conhecer todos os setores da corporação e interagir com os colegas. Ter um bom relacionamento com os superiores também ajuda.

● Ser atrasado ou faltoso: Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, mesmo assim, evite atrasar ou faltar desnecessariamente. Se for inevitável, explique ao superior os motivos da ausência.

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Pode ser a oportunidade de ingressar definitivamente no mercado profissional.

 

● Reclamar da empresa ou de antigos empregos: Ninguém gosta de ouvir reclamações, por isso, não é de bom tom que um temporário aponte defeitos na corporação quando não é solicitado. Além disso, falar mal de experiências anteriores também não é apropriado e pode causar má impressão.

● Ser desleixado com a aparência: Não se preocupar com a aparência e sair para trabalhar de “qualquer jeito” é uma falha que não deve ser cometida. O novato está a todo instante sendo avaliado e é importante apresentar um bom aspecto, principalmente se for lidar com o público. Roupas limpas e adequadas, cabelos penteados e barba feita são requisitos básicos.

● Mudar a organização: Uma pessoa que, inicialmente, está só de passagem pelo local, não pode querer mudar os procedimentos da empresa porque não conhece a fundo a metodologia da corporação. Sugestões podem e devem ser dadas, desde que sirvam para enriquecer a cultura organizacional.

● Se envolver em boatos e intrigas: O tempo para mostrar serviço é pequeno. Gastar horas fazendo fofocas ou sujando a própria imagem é desperdício, portanto, saiba como se portar no trabalho.

Outra recomendação importante é ser proativo, pois a capacidade de ir além das expectativas do empregador é decisiva na hora do chefe decidir quem vai permanecer na empresa. Use o bom senso e encare a oportunidade provisória com responsabilidade, a fim de superar metas pré-estabelecidas. Com atitudes como essas, as chances de conseguir a vaga permanente ficam bem maiores.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.