Erros que todo coach deveria evitar

Assim como as outras profissões, o coaching é uma carreira que implica dedicação, talento, investimentos e riscos. Ignorar esses aspectos faz muitos profissionais se aventurem no mercado pensando em ascensão rápida, sucesso instantâneo e clientes fáceis.

Geralmente, esse é um cenário irreal, pois, como em qualquer carreira, o sucesso é apenas resultado de foco, persistência e vontade de fazer um bom trabalho.

Veja alguns erros que podem comprometer a carreira de um coach.

Não ter um mentor pessoal

Ter alguém que sirva de inspiração no trabalho como coach lhe traz a possibilidade de vivenciar o processo como coachee, permitindo conhecer melhor as necessidades de quem solicita seu serviço. Com a ajuda de um mentor, você experimenta a dúvida e cresce profissionalmente, aprimorando seu aprendizado.

Ser inexperiente

A falta de prática pode ser um fator determinante no seu êxito como coach. Se você tem formação na área e não realiza sessões, mude esse quadro. No início, poderá ocorrer dificuldade em definir perguntas ou ferramentas, mas, com o exercício, bastará se concentrar no discurso do coachee para saber quais as questões mais adequadas para a situação da organização. Assim, o coaching nas empresas se torna um processo objetivo, simples e eficaz.

Não ter campo e mercado definidos

O coach que não determina seu público-alvo e o segmento da profissão em que deseja atuar pode comprometer seu sucesso, pois, quando não há especialização, ele será apenas mais um no vasto mercado de coaching. Por isso, tenha foco, crie um posicionamento e desenvolva um trabalho diferenciado perante o mercado. A percepção de seus clientes também mudará, já que eles o verão como verdadeiro perito no assunto.

Não desenvolver habilidades empreendedoras

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo. Por mais difícil que seja, é preciso ter seriedade e buscar o retorno do que foi investido em formação. Empreenda com dedicação, pois, atualmente, ter cartão de visita e manter um site não é garantia de clientela. Aprenda a prospectar, crie um plano de negócios, estabeleça metas e use o coaching como instrumento para seu próprio sucesso.

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo.

Não se desmotive

Para alguns profissionais prosperar é mais fácil, principalmente quando já trabalham anteriormente com serviços de consultoria ou têm experiência comercial. No entanto, se esse não é o seu caso, não se desmotive. A formação em coaching representa um processo contínuo de aprendizado e prática que vai sendo aperfeiçoada com o tempo. Por isso, a paciência e a obstinação são características essenciais para o profissional.

Portanto, conheça bem o mercado na sua área, os seus concorrentes, o seu público-alvo e as abordagens que eles utilizam. Desenvolva sua visão estratégica, suas capacidades, seu instinto de competição e seja inovador. Considere seus erros como formas de aprendizado e saiba que sempre há tempo para mudar de planos e superar-se constantemente.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.