Especulações no trabalho – fuja desse problema!

Especulações, boatos e intrigas se espalham com facilidade no ambiente corporativo. Por isso, é preciso aprender a filtrar o que se houve e tomar muito cuidado para não prejudicar a si mesmo ou a um companheiro de trabalho.

Em empresas de grande porte, esse tipo de situação parece ser mais comum, afinal, quanto mais pessoas estiverem convivendo num mesmo espaço, maior é o desafio de lidar com as diferenças e mais difíceis se tornam as relações humanas.

No trabalho, o ditado “quem conta um conto aumenta um ponto” é comprovado. A “rádio peão”, comentários que correm pelos corredores, costuma distorcer informações com frequência, o que pode gerar conflitos e afetar a produtividade. Por meio dela a demissão de um colaborador, por exemplo, pode virar o fechamento de todo o setor.
Mas o que faz uma pessoa espalhar falsas notícias e semear intrigas entre os companheiros de trabalho? É possível especular diversos motivos: desde problemas de relacionamento até a insatisfação com a situação profissional e/ou financeira dentro da empresa. O mais provável, no entanto, é que esse tipo de situação surja por falhas na comunicação.

Mudanças que atinjam direta ou indiretamente a vida dos colaboradores e que não chegam a eles por fontes oficiais podem ser o estopim para boatos e o início de problemas ainda maiores. Consultores apontam que 60% das dificuldades administrativas em uma empresa são causados por erros de comunicação.

funcionários empresa
Basta não dar ouvidos a notícias não oficiais e evitar conversas pelos corredores.

Como lidar com esses problemas

Para lidar com esse tipo de situação, ao colaborador basta não dar ouvidos a notícias não oficiais e evitar conversas pelos corredores. Caso se sinta prejudicado por algum boato ou intriga, é necessário falar diretamente com um superior e mostrar a ele, sem rodeios e de maneira firme, o que está ocorrendo.

Ao gestor, cabe dosar liderança e relações humanas no trabalho, buscando um feedback dos colaboradores sobre questões relacionadas à satisfação com o emprego e à forma como a empresa os valoriza.

Canais de comunicação

Boatos, especulações e informações erradas se disseminam facilmente em ambientes onde não existem canais oficiais de comunicação. Estes canais podem ser um jornal mural ou institucional, portais intranet, blogs corporativos, TVs e rádios internas etc. Instituir tais meios de comunicação é uma forma de não deixar que informações secundárias ganhem crédito dentro da organização.

Comunicados face a face, como reuniões entre departamentos e palestras com todos os funcionários, também são meios eficientes de comunicação dentro da empresa. Com essas ações cada vez menos informações não oficiais irão circular no ambiente corporativo.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.