Esperando pela promoção no trabalho

Todo funcionário aguarda ansioso pelo momento em que será promovido. Entretanto, subir um degrau na empresa nem sempre acontece quando se deseja. Antes de expor a sua vontade, é importante fazer uma autoavaliação profissional e pessoal para saber se você realmente está pronto para avançar na carreira.

Como fazer uma autoavaliação profissional

Para se sentir seguro e apto a encarar novos desafios, tente conhecer as competências que precisam ser adquiridas para ocupar o cargo que almeja. Não adianta se candidatar à vaga se não tiver o perfil para preenchê-la. Para isso, invista em cursos de aperfeiçoamento para testar a sua capacidade. Mesmo que a promoção não aconteça, você vai ter aprimorado habilidades e dado um salto importante na qualificação.

Outro ponto fundamental é certificar-se de que a carreira na empresa está estagnada e que chegou a hora de mudar. Que caminhos devem ser percorridos para que as transformações aconteçam? De forma natural, sem passar por cima dos colegas de trabalho, mostre que tem interesse em outros aprendizados e que está pronto para realizá-los. Seja ativo e não fique de braços cruzados esperando as oportunidades chegarem até você. Caso não tenha um diálogo aberto com o chefe, procure a área de recursos humanos. O recomendável é mostrar que deseja atingir resultados positivos e, ao mesmo tempo, estar realizado com o que faz.

Como fazer uma autoavaliação pessoal

Antes de assumir a nova vaga, observe se tem atitudes condizentes com o trabalho que pretende executar. Novos serviços exigem responsabilidades diferentes, por isso, o funcionário interessado em uma promoção deve apresentar disponibilidade e flexibilidade para mudanças.

mão chave
Caso conclua que merece ser promovido, não mude seu comportamento.

Se o profissional busca ocupar cargos mais desafiadores, analise o seu comportamento diante dos outros colaboradores e de superiores. O relacionamento interpessoal é ponto relevante a ser analisado. Não há necessidade, por exemplo, de cultivar conversas inapropriadas durante o expediente, como falar mal da empresa ou dos outros. Tenha uma postura firme e fuja de fofocas.

Quem quer ascender profissionalmente também deve tomar cuidado com o vestuário e a forma como se apresenta diante de todos. Você precisa ser um exemplo a ser seguido, por isso, vista roupas adequadas e mantenha o visual apropriado para cada situação do dia a dia corporativo. Fazendo uma autoavaliação pessoal, o colaborador poderá perceber se está disposto a mudar a rotina.

Após a promoção

Caso conclua que merece ser promovido, não mude seu comportamento com os colegas e mantenha a humildade, independentemente de almejar ou de já ter alcançado uma posição de liderança. Ao assumir o cargo, tenha em mente que a carreira não deve estagnar nessa nova função. Estabeleça outras metas a serem cumpridas, focadas no seu crescimento e na saída da zona de conforto.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.