Estabilidade no Emprego – Saiba mais Sobre

Durante muito tempo acreditou-se que um profissional bem-sucedido era aquele que não tinha muitas mudanças de emprego em seu currículo, pois a estabilidade dentro da empresa era considerada um ótimo parâmetro para medir comprometimento e evolução do trabalhador. No entanto, por volta dos anos 2000, essa lógica deixou de fazer sentido e se instaurou a corrida para atender o máximo de clientes e adicionar mais bagagem a carreira profissional.

Isso significa que os profissionais mais valorizados passaram a ser aqueles que haviam prestado serviços a um maior número de organizações, acrescentando ao currículo mais experiências e conhecimentos sobre diferentes visões empresariais.


No entanto os dois conceitos demonstram aspectos extremistas e não asseguram que o colaborador é realmente eficiente, afinal, em ambos os casos, se ele deixa de evoluir e torna-se um profissional estagnado, suas experiências perdem valor e não trazem inovação para a empresa.

Perfis profissionais

Os colaboradores que optaram e tiveram a oportunidade de atuar em diferentes companhias acumulam múltiplos conhecimentos e demonstram uma característica muito valorizada pelo mercado: adaptabilidade. Porém, mesmo tendo essa habilidade, se não buscarem o aprimoramento contínuo, serão classificados como profissionais acomodados, que mudam de emprego por não conseguirem evoluir.

O fato de atuar na mesma empresa durante muitos anos nem sempre significa estagnação, visto que o profissional pode evoluir e ter várias experiências dentro da própria empresa, desenvolvendo atividades em diferentes setores e crescendo na hierarquia da organização. A chamada mobilidade horizontal é uma boa oportunidade para apresentar progressos no trabalho. Dessa forma, para os colaboradores que conseguem atingir suas metas dentro de uma mesma empresa, não existe a necessidade de mudança de emprego.

novos caminhos
O essencial para todo profissional que almeja uma boa posição no mercado de trabalho é estar sempre motivado, buscando novos desafios, conhecimentos e realizações.

Qual caminho seguir?

O essencial para todo profissional que almeja uma boa posição no mercado de trabalho é estar sempre motivado, buscando novos desafios, conhecimentos e realizações. Se esses requisitos são preenchidos dentro da organização na qual ele já trabalha, não há motivos para procurar outras vagas. Porém, uma mudança pode ser promissora caso exista insatisfação ou desgaste excessivo com o ambiente de trabalho. A oferta de melhores salários ou benefícios é mais um fator que pode influenciar e justificar a troca de emprego.

Em qualquer um dos casos, o importante para manter-se como um bom profissional é demonstrar interesse em aprender e empenho para tornar-se um colaborador melhor a cada dia. Assim, você consegue construir uma carreira de sucesso, tanto em uma única companhia quanto atuando em várias organizações.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.