Estratégia de Negócio: Quanto vale o seu tempo?

Gerir as horas com eficiência faz parte de uma boa estratégia de negócio, no entanto, é uma missão bastante complicada para quem administra uma empresa e vive diante da correria do dia a dia.

Conhecimento, foco e disciplina são competências muito importantes para quem deseja ampliar sua produtividade e alcançar sucesso em seu negócio ou em sua carreira.

Administrar uma empresa, um departamento, uma equipe ou a sua própria vida profissional significa enfrentar vários desafios, problemas, preocupações e questões nas áreas de liderança, organização, estratégia e execução.

Aprenda a organizar o seu tempo e melhore a sua estratégia de negócio

Planejar suas atividades é uma maneira eficaz de dimensionar melhor a quantidade de trabalho e ter uma noção exata do que fazer e de quando colocar em prática cada tarefa do dia. Desse modo, você torna o expediente mais produtivo e prazeroso.

Outro benefício da boa administração do tempo é ampliar as oportunidades de realizar afazeres diferentes, como dedicar-se a um curso ou acompanhar mais de perto a evolução de sua equipe, caso você exerça um cargo de liderança. Além disso, há a vantagem de conseguir mais horas livres para fazer o que gosta.

planejamento tempo
A prioridade é um dos fatores que mais fazem a diferença em seu planejamento. Liste seus afazeres em ordem de importância.

Confira 5 dicas para administrar o seu tempo e dedicar-se melhor ao seu negócio:

1. Crie uma agenda diária

Manter uma agenda diária é uma ótima dica para ajudar em seu planejamento. O primeiro passo é fazer uma lista com todas as atividades do seu dia, se possível por ordem de importância, assinalando o nível de dificuldade, o prazo e a prioridade de cada uma delas.

2. Avalie o seu rendimento

Conforme você for executando seus deveres, risque-os da lista para visualizar melhor o que ainda precisa ser feito e avaliar seu rendimento. Ao final do expediente, veja o que foi realizado e, o que sobrar, agende para o dia seguinte.

3. Estabeleça prioridades

A prioridade é um dos fatores que mais fazem a diferença em seu planejamento. Liste seus afazeres em ordem de importância. Para definir a relevância de uma tarefa, analise os seguintes pontos:

  • Prazo – qual a data limite para a atividade ser entregue?
  • Resultados – dê prioridade às atividades que provocam resultados mais evidentes.
  • Facilidade – se a tarefa é fácil e rápida, tente realizá-la no começo do dia.

4. Crie um planejamento

O planejamento dos afazeres diários é crucial para o melhor aproveitamento do tempo e aprimorar o seu trabalho e estratégia de negócios.

Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar seu cotidiano profissional e ganhará mais horas livres para relaxar.

5. Adquira mais conhecimento em menos tempo

Há milhares de livros, artigos e cursos que podem te ajudar a ter um negócio bem-sucedido. Mas, como desbravar essa selva de conhecimento e de informação? Como distinguir os conselhos bons dos inúteis?

É comum, para um empreendedor, ter uma prateleira cheia de livros interessantes sobre gestão e estratégia. No entanto, por falta de tempo, a maioria não é lida. Se este é o seu caso, saiba que boa parte dos líderes e gestores enfrenta o mesmo problema.

O MBA IN ONE DAY é um seminário dinâmico de 8 horas, criado pelo guru da administração e gestão, Ben Tiggelaar, ideal para quem busca conhecimento de qualidade e ideias aplicáveis – tudo isso em pouco tempo.

O programa seleciona, resume, ordena, explica e conecta as teorias, os ensinamentos e os insights mais valiosos de mais de 40 pensadores das áreas de liderança, organização, estratégia e execução.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.