Estratégia de marketing para se destacar no Facebook

As redes sociais têm crescido bastante nos últimos anos e a cada dia confirmam sua utilidade como ferramenta de marketing para grandes, médias e pequenas empresas. Com uma elevada quantidade de usuários, esses sites podem ser usados para conquistar novas parcelas do público e para fidelizar clientes por meio de um relacionamento mais direto e dinâmico.

Para ter-se uma ideia da quantidade de usuários que essas mídias reúnem, basta saber que até o primeiro semestre de 2013, mais de 70% dos adultos online utilizavam redes sociais. Hoje com certeza essa porcentagem já é maior, afinal, sites como Instagram e Pinterest cresceram bastante os últimos tempos. Todavia, eles ainda estão longe de alcançar a abrangência do Facebook, que tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e também apresenta o maior número de acessos diários.


Além de grande visibilidade, a rede de Mark Zuckerberg já proporciona aos empreendedores uma série de possibilidades para interação com os internautas. Por isso, vale a pena investir nela e criar uma página para o seu negócio.

Como criar a página e otimizar o marketing na rede?

Montar seu espaço corporativo no Facebook é simples: basta acessar o site, clicar na opção Criar uma página, próxima ao rodapé, e seguir os passos indicados. No entanto, só isso não é suficiente para garantir o sucesso de sua empresa na rede e alavancar suas vendas. Para conseguir um bom retorno, você deve investir em estratégias de marketing e levar em consideração algumas dicas para divulgar seu trabalho de maneira eficiente:

É importante manter a identidade

Sua página deve ter a mesma identidade visual de sua marca ou loja virtual. E a imagem de capa precisa ser algo que remeta ao seu produto ou serviço para facilitar a fixação da sua marca na mente do usuário. Não se esqueça de acrescentar ainda o logotipo da empresa.

Mantenha a frequência dos posts

Não deixe de realizar postagens durante os fins de semana, feriados e férias e desenvolva um ritmo ideal de publicações. Muita informação pode saturar sua fatia de mercado e pouca tende a deixar os consumidores insatisfeitos e com a sensação de que a empresa se esqueceu deles. As duas atitudes comprometem profundamente a eficácia do marketing.

Seja atrativo

Prenda a atenção do usuário e estimule o compartilhamento da informação enriquecendo suas publicações com fotos e imagens criativas. Esqueça os textos longos e cansativos e invista em imagens que chamem atenção pelas cores e formatos. Esses posts costumam gerar mais compartilhamentos e se espalham mais rapidamente.

Anuncie sua marca

Os anúncios do Facebook são excelentes ferramentas de divulgação e podem elevar ainda mais o tráfego em sua página, afinal, eles proporcionam uma maior exposição e chegam mais facilmente aos usuários interessados em seu conteúdo.

Rearview shot of a woman paying cash in a cafe

Colocando em prática essas estratégias, você certamente fortalecerá o relacionamento com o público e ampliará o alcance da sua marca e as oportunidades de bons negócios.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.