Estratégias e competências da sua organização

estratégia liderança

Fatores primordiais para o sucesso do negócio

Buscar um diferencial competitivo é a ação fundamental para que seu negócio dê certo e conquiste estabilidade no mercado. Esse algo a mais, que faz o empreendimento seguir em frente e consolidar-se, é estabelecido a partir das competências organizacionais e das estratégias de atuação adotadas.

Independentemente do setor no qual sua empresa atua, é preciso saber utilizar todo o conhecimento e potencial produtivo em favor do negócio, adequando as competências às situações cotidianas. Isso torna a tarefa de gerenciar a organização mais prática e eficiente.

Para alcançar o diferencial competitivo, a empresa precisa ter:

Competências organizacionais

É importante ter uma cultura que incentive a inovação e o constante aperfeiçoamento dos produtos ou serviços oferecidos. Também é essencial que o empreendimento disponha de equipamentos adequados e modernos, capazes de garantir a qualidade daquilo que se oferece no mercado.

Competências das equipes

Uma empresa não é feita apenas de máquinas, o combustível que a faz caminhar e seguir em frente são as pessoas. O sucesso do negócio é o resultado de uma boa gestão de pessoas na organização e do trabalho de equipes eficazes, formadas por indivíduos com talentos que se complementam e asseguram máxima qualidade aos produtos disponibilizados ou serviços ofertados. É preciso ter equipes que apresentem competências técnicas (conhecimentos teóricos e práticos) bem desenvolvidas e voltadas ao campo de atuação que a organização exige.

Competências individuais dos colaboradores

Algumas habilidades individuais são bastante valorizadas hoje em dia no mercado de trabalho. É muito conveniente que o colaborador tenha, por exemplo, visão holística (para enxergar o negócio como um todo) e capacidade de resolver problemas de forma racional e prática. Saber relacionar-se com as outras pessoas é mais uma competência individual necessária, pois garantirá uma equipe mais coesa e menos conflituosa. Outras capacidades individuais importantes são: eficiência para administrar o tempo de trabalho, habilidade de organização, autocontrole e motivação pessoal.

competências plano ação
É preciso ter equipes que apresentem competências técnicas bem desenvolvidas e voltadas ao campo de atuação que a organização exige.

Outros fatores que contribuem para o sucesso do empreendimento são:

Rapidez e eficiência

O mundo atual exige agilidade no momento de atender a um cliente sem que a qualidade do produto ou do serviço seja prejudicada.

Inovação

É preciso buscar novos serviços e produtos que possam satisfazer demandas impostas pelos consumidores. Essas necessidades são identificadas por meio de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Boa comunicação

Estabelecer bons processos de comunicação simplifica o trabalho, facilita a passagem de informações e diminui os conflitos dentro do ambiente de trabalho. Tudo isso contribui para o sucesso da organização.

Planejamento

Pensar em todas as ações, prevendo os resultados de cada uma delas, é algo fundamental para traçar metas adequadas e possíveis de conquistar, bem como para determinar planos alternativos, caso algo não saia como esperado.

Foco

Saber em que lugar se deseja chegar é primordial para trabalhar em prol de resultados mais expressivos sempre.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.