Estratégias de coaching para o Marketing Pessoal

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Você é um produto, com toda a carga de capacidade, conhecimento e habilidades.

(Por Marinaldo M. Guedes)

“Estive em sete empregos nos últimos quatro anos. Agora estou tendo dificuldade de convencer pessoas de que vou parar e ser útil nas empresas delas”.

Esse é um péssimo sinal de que não foi feita a coisa certa e entrou em qualquer empresa, sem definir valores conflitantes e, provavelmente, atingiu alta carga de insatisfação.

Tudo bem que você leu em algum lugar que essa geração “Y” é assim mesmo. O problema é que, provavelmente, você nem faz parte dos conceitos dessa geração. E pior ainda, você não fez a tarefa de casa para conhecer seus valores mais importantes e atingir a potencialidade máxima dos seus talentos. Nesse momento você se toca de que era necessário trabalhar as estratégias de marketing pessoal para continuar sendo bem visto pelo mercado.

Bem-vindo. Vamos começar de novo. Você é um produto, com toda a carga de capacidade, conhecimento e habilidades.  Todo produto, razoavelmente sério, precisa de uma marca, esse conceito que define como você é visto pelo seu consumidor, o mercado. Toda marca passa por uma ou várias estratégias que a tornam única.  Esse é o seu valor de mercado. No caso acima, houve um tremendo descuido na consolidação dessa marca.

Recentemente, atendi uma cliente médica, finalista de especialização em ortopedia. Prestes a fazer a prova final, ainda estava insegura quanto a sua capacidade conceitual. Qualquer convite entusiasmante a tira dos estudos. Uma hora de exposição de conflitos, o segredo foi revelado. Já havia pesquisado tudo sobre a romântica Veneza, só faltando comprar a passagem para a cidade italiana. Era o seu prêmio para não ficar triste com os resultados da prova final.  Assim tudo era mais doce e suave, um motivo para sair dos estudos com bastante frequência.

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Para retirar o máximo resultado das oportunidades e experiências, entra o coaching.

Sem definir para onde quer ir, chegará a lugares incertos. Após retomar o objetivo, é hora de definir o melhor caminho. É nesse caminho que você vai construindo o seu marketing pessoal. Isso envolve a maneira como cada categoria se veste, dentro de uma filosofia de mercado, mais ou menos sofisticado, largado e impessoal.

No exercício de alavancagem de sua marca é bom conhecer pessoas que são do mercado. Esteja pronto a auxiliar outros colegas, mesmo redirecionando o auxilio a outras pessoas de maior competência. O perfil online deve falar de você numa linguagem congruente com o que você quer atingir.

Qual é o seu valor de mercado? Lembre-se que uma carreira vai além de posições, ela é feita de experiências. As empresas estimulam, cada vez mais, os profissionais para que tomem posse e desenvolvam suas carreiras.

Para retirar o máximo resultado das oportunidades e experiências, entra o coaching.  São reuniões pessoais que usam ferramentas específicas, enriquecidas com assessments, avaliações e entrevistas, cujo objetivo é identificar seus pontos fortes. Mesmo que a empresa não esteja fazendo, faça pela sua carreira, essa é a sua vida. A empresa dá possibilidades ou facilita, ainda assim você é o responsável pelos seus resultados.

Tenha sempre um norte para se guiar. Continue a caminhar. Dê chances de chegar aonde poucos ou ninguém chegou.  E que lugar é esse? É quando você melhora a sua função ou a própria organização.

Você é uma pessoa bem resolvida quando descobre quem você é.  Quando você não se resolve, pode mudar de empresa e ainda assim vai encontrar as mesmas dificuldades em outro lugar e com pessoas diferentes. Não sabendo quem sou, serei sempre vítima e a culpa será sempre do outro.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.