Dicas Para Criar Estratégias de Motivação Para os Funcionários

A rotina de trabalho pode se tornar maçante ao longo do tempo. Somada às cobranças típicas de um mercado cada vez mais competitivo, é natural que, aos poucos, as pessoas passem a perder o entusiasmo pelas tarefas. Em outros casos, mesmo aquelas que acabaram de chegar à empresa – onde tudo ainda é novidade – a falta de estímulo acontece devido ao mau aproveitamento do funcionário dentro da equipe.

Por outro lado, motivar de forma genérica pode ser ineficiente. Para garantir um resultado eficaz, as apresentações motivacionais precisam levar em consideração o fato de os empregados terem habilidades e potenciais diferentes, por mais homogêneo que seja o grupo de trabalho.

Conheça sua equipe

Uma prática essencial para a gestão de pessoas nas organizações é conhecer melhor os diferentes perfis de cada profissional. Com essas informações, o chefe da empresa poderá criar estratégias motivacionais mais adequadas a cada personalidade, aperfeiçoando o desempenho nas funções para as quais foram direcionados.

– Traçar perfis etários é uma sugestão recomendada por especialistas, pois em cada estágio da vida almejamos objetivos diferentes:

  1. O jovem se sente engajado ao ver o trabalho gerar repercussão na vida social – o famoso sentimento de autoafirmação;
  2. Na meia idade, o reconhecimento financeiro passa a ser mais importante, pois essa etapa inclui a formação de família e projetos de vida;
  3. Para as pessoas com mais de 50 anos, os benefícios devem garantir uma maior qualidade de vida, como bônus e participação nos lucros.

– Compreenda que os cursos e atividades de atualização ou aprofundamento de conhecimentos devem ser voltados para cada perfil; dessa forma, todos os profissionais terão mais autoconfiança e vontade de pôr em prática as novidades da área de atuação;

– Lembre que, de maneira geral, o trabalhador precisa sentir que o papel que ocupa é fundamental para o crescimento da empresa;

– Tenha sempre em mente que cada colaborador necessita saber que o trabalho dele é reconhecido pelos gestores;

Trabalho em equipe
Conheça sua equipe

Como colocar a motivação em prática?

Há muitas outras formas de gerar motivação. Veja algumas delas:

– Oferecer cursos e treinamentos com regularidade;

– Investir na formação do funcionário, o que é bom não somente para ele, mas também para a empresa;

– Em certos momentos, estimular a autogestão, pois desenvolver o sentimento de propriedade para atuar de forma independente na solução de problemas traz a sensação positiva de capacidade e confiança;

Crie um time vitorioso

Saber como motivar equipes é um diferencial na hora de construir profissionais competentes dentro de uma corporação. Por isso, é necessário que os gestores mantenham sempre um espaço aberto ao diálogo com os funcionários, a fim de mostrar a importância que cada um exerce para o sucesso dos negócios.

Crédito Imagens:

http://globo.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.