Ética no trabalho: o que é, importância e como desenvolver

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Será que você tem uma postura ética no trabalho?

Responsabilidade, comprometimento, humildade e respeito aos outros fazem parte do seu comportamento?

Então, é bem provável que sim.

E há boas notícias: profissionais com ética no trabalho ganham credibilidade e a confiança dos outros, além de se tornarem exemplos para os demais.

Nas empresas, esse tipo de comportamento faz toda a diferença.

Ganho de produtividade, trabalho em equipe e melhoria no clima organizacional são alguns benefícios da ética no trabalho.

Portanto, há razões de sobra para que você incentive essa postura entre os colaboradores da empresa.

Mas nem sempre isso é fácil, porque, afinal, você vai ter que lidar com pessoas com valores, posturas e personalidades diferentes.

Então, para facilitar, este guia traz tópicos relevantes sobre o assunto:

  • O que é ética no trabalho
  • Por que cultivar
  • Benefícios
  • Como promover
  • Diferença entre ética e moral
  • Como fortalecer a ética no trabalho.

Ficou curioso? 

Nos próximos tópicos, vamos saber mais sobre a ética no trabalho e como a atenção a ela pode trazer benefícios para sua vida pessoal e profissional.

O que é ética no trabalho?

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A ética no trabalho é o conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa.

É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam diretamente a convivência em grupo. 

Em um artigo para o site da WiseStep, Chitra Reddy, profissional com experiência em recrutamento, afirma que a ética no trabalho consiste em regras e procedimentos.

De acordo com a autora, esses preceitos devem ser executados tanto pelo empregador quanto pelos funcionários para manter a cultura profissional da empresa e construir um melhor relacionamento com os clientes, fornecendo melhores produtos.

Ou seja, a ética profissional em todos os níveis da organização é vital para o seu bom funcionamento.

Um profissional ético é aquele que atua conforme os seus valores e os da empresa e não aceita fofocas e mentiras, tampouco desvaloriza ou prejudica os outros para obter posições melhores.

Também atua diariamente com educação e respeito em relação a colegas e subordinados e busca a cooperação e comportamentos que priorizem a troca de conhecimento e o trabalho em equipe.

Algumas características do comportamento ético incluem:

  • Empatia
  • Altruísmo
  • Responsabilidade
  • Integridade.

Por isso, profissionais que atuam com ética no trabalho se tornam referências para os outros a partir de seus comportamentos exemplares.

Geralmente, os comportamentos esperados dos funcionários estão descritos na política interna das empresas a partir do estabelecimento de normas e regras.

Essa ferramenta define o que se espera dos colaboradores, com o objetivo de construir uma cultura organizacional conforme os valores da empresa e um ambiente de trabalho positivo e que promova o bem-estar.

Por que cultivar a ética no ambiente de trabalho?

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Para os profissionais, adotar uma postura ética no trabalho é fundamental porque esse é um tipo de comportamento valorizado no mercado.

Afinal, dessa forma, ele está reforçando uma imagem positiva de si mesmo, o que gera credibilidade e confiança.

A ética também ajuda o profissional a manter bons relacionamentos de trabalho, uma vez que respeita os demais.

Em um artigo para o site LifeHack, Scott Young diz que a ética no trabalho também tem a ver com o envolvimento em uma atividade ou projeto que o profissional ama.

Se ele não tem vontade de fazer mais e realiza apenas o mínimo com preguiça, pode ser que esteja trabalhando em algo que detesta.

“Ter uma ética de trabalho significa que você consegue criar, realizar e fornecer ainda mais”, afirma o autor.

Em outras palavras, a ética, por meio da motivação e do comprometimento, também move o profissional para o crescimento.

Já para a empresa, também há razão para cultivar a ética no ambiente de trabalho.

Para a empreendedora Lindsay Kramer, em um artigo para o site Bizfluent, ela é importante porque mantém todos os membros da empresa responsáveis por suas ações.

“Manter um código forte e ético cria uma sensação de segurança por meio de limites para os funcionários”, pondera a autora.

“Também permite que a gerência tome decisões que beneficiem a empresa”, finaliza.

Quais os benefícios da ética no trabalho?

Nos próximos tópicos, você vai conhecer as vantagens de agir com ética no trabalho.

Gera credibilidade

Sem dúvidas, profissionais éticos, independentemente do cargo que ocupam, constroem sua imagem com credibilidade.

Dessa forma, se tornam pessoas confiáveis e servem como referência para os demais, gerando respeito, admiração e reconhecimento para si mesmas.

Melhora o clima organizacional

A ética no trabalho promove um ambiente de respeito mútuo e colaboração, que favorece a troca de ideias e o bom relacionamento interpessoal.

Esses fatores impactam diretamente o clima organizacional, que traz qualidade de vida para os profissionais e gera crescimento e melhores resultados.

Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade também é uma consequência de um bom clima organizacional criado a partir da ética dos profissionais.

Equipes com bom relacionamento, que colaboram entre si e adotam o respeito mútuo apresentam rendimento maior, porque não há fatores prejudicando a produtividade.

Dessa forma, é possível manter o foco na produção.

Favorece o trabalho em equipe

Em um artigo para a revista Chron, a empreendedora Kimberlee Leonard destaca que a ética no trabalho também significa compreender que você é parte de uma equipe e que cada profissional tem uma função diferente.

“Esse entendimento estimula o trabalho em equipe e a cooperação para garantir que todos tenham as informações certas para realizar seus trabalhos corretamente”, diz a autora.

Mas afinal, como promover a ética no trabalho?

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Na sequência, você vai descobrir quais atitudes são importantes para promover a ética no trabalho.

Honestidade

A honestidade deve fazer parte da postura no trabalho.

Isso significa que é preciso inclusive assumir responsabilidade pelos seus erros sem delegar a culpa para colegas ou subordinados.

Essa atitude, além de contribuir para um ambiente de respeito, demonstra que você é confiável e possui credibilidade.

Respeito ao sigilo

É comum que as empresas tenham informações sigilosas que precisam ser conhecidas pelos profissionais.

Mas essa condição não significa que o sigilo deva ser quebrado.

Pelo contrário, a ética no trabalho implica em guardar as informações com segurança não apenas para cumprir as obrigações do contrato e evitar uma demissão, mas também para não prejudicar a empresa.

Comprometimento

Pessoas comprometidas demonstram que têm responsabilidade com o trabalho.

Ser comprometido significa estar genuinamente preocupado com a performance individual e da empresa, sempre buscando melhores resultados.

Prudência

Ter prudência nos relacionamentos profissionais é primordial para agir com ética.

Mesmo que a sua equipe tenha pessoas com as quais você tem divergência, prudência e empatia ajudam a preservar as relações e a manter um ambiente saudável.

E essa atitude faz toda a diferença para os resultados da empresa e para o seu próprio bem-estar dentro dela.

Humildade

Agir com humildade é primordial para o trabalho em equipe.

Tenha em mente que um profissional sempre pode aprender com o outro, e essa é a principal vantagem da colaboração.

Independentemente da sua posição hierárquica na empresa, respeitar os colegas, evitar fazer julgamentos e reconhecer erros devem fazer parte da sua conduta ética.

Privacidade

No ambiente de trabalho, você deseja ter seu espaço respeitado, não é mesmo?

Por isso, respeitar a privacidade de colegas também deve fazer parte da sua postura profissional, evitando mexer em documentos, gavetas e materiais sem a permissão do dono.

Qual a diferença de ética e moral?

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Ética e moral são conceitos geralmente utilizados como sinônimos.

Mas, na verdade, existe uma diferença entre eles.

A palavra moral vem do latim “mores”, que significa costume.

A moral diz respeito às regras morais vigentes em determinada cultura, sendo composta por padrões de comportamento determinados pela sociedade como aceitos.

A palavra ética, por sua vez, tem origem no grego “ethos”, que significa morada, refúgio.

Já na filosofia, o termo se refere à natureza e à índole.

A ética reflete sobre as regras morais, podendo até mesmo questioná-las, caso sejam consideradas equivocadas ou ultrapassadas, por exemplo.

No livro Ética e responsabilidade profissional (Iesde Brasil), Airton de Mattos pontua que a ética regula a moral e institui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades.

“É, também, uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral que investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade”, diz o autor.

Dicas para construção da ética no trabalho

Depois de conhecer a diferença entre os dois conceitos, que tal conferir algumas dicas para manter uma postura ética na empresa?

Não prometa aquilo que não possa cumprir

Se lembre de que, como já mencionamos acima, a honestidade é um fator essencial para a ética.

Ao receber uma demanda de trabalho, não prometa entregar mais do que você consegue cumprir, tampouco jogue a responsabilidade para outras pessoas, caso você não consiga realizar as atividades em tempo.

Tenha cuidado com o prazo e, se julgar que ele não é adequado, tenha flexibilidade para alinhar as entregas.

Essa atitude é crucial para não comprometer a sua credibilidade profissional.

Saiba fazer críticas

Saber criticar de forma construtiva é um pré-requisito para os gestores.

O feedback é essencial para ajudar os colaboradores a se desenvolverem.

Mas, na hora de fazer críticas, é preciso ter empatia.

Quando o feedback for negativo, sempre oriente de que maneira o profissional pode melhorar.

Da mesma forma, saiba receber críticas sem levá-las para o lado pessoal. 

Reconheça o mérito alheio

Assim como as críticas fazem parte da rotina de trabalho, o reconhecimento do mérito de outras pessoas é fundamental.

Ele serve como fonte de motivação e valoriza o profissional pelo bom desempenho, incentivando a busca por resultados cada vez melhores.

Essa atitude vale para todos: colaboradores, líderes e gestores.

Evite fofoca

Fofocas, intrigas e comentários ofensivos não fazem parte de uma conduta ética.

Lembre-se: esse tipo de conversa só prejudica o ambiente de trabalho e as relações profissionais.

Se tiver algum assunto pendente com um colega, o diálogo aberto e cordial é sempre a melhor opção para resolver conflitos.

Valorize e cultive uma conduta ética sempre

A conduta ética deve fazer parte da sua rotina e valorizada em cada atitude.

Um gestor, por exemplo, deve tratar os funcionários de maneira igualitária, ao oferecer oportunidades de crescimento e ao cumprir as obrigações trabalhistas, por exemplo.

A vantagem é que pessoas com conduta ética se tornam fonte de inspiração para quem está ao redor.

Como fortalecer as atitudes éticas dentro da empresa?

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Como gestor da empresa, faz parte do seu papel promover atitudes éticas no ambiente de trabalho.

Afinal, o líder serve como uma referência para os colaboradores, que têm personalidades, condutas e valores distintos.

Então, para ser um espelho a eles, você próprio precisa desenvolver a ética.

Em um artigo para a revista Entrepreneur, o autor best-seller Peter Economy destaca que não basta ser um exemplo para ganhar a confiança dos colaboradores.

“Suas ações precisam ser consistentes”, destaca o autor.

Com isso em mente, nas próximas linhas, saiba como fortalecer a ética dentro da empresa.

Manter um ambiente de trabalho saudável e harmonioso

Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é aquele em que prevalecem o respeito mútuo, a colaboração e a comunicação eficiente.

Como líder, a sua postura também deve privilegiar esses comportamentos.

Uma maneira de criar um ambiente saudável é ajudar na resolução de conflitos entre colaboradores, para que desentendimentos entre eles não prejudiquem o clima organizacional. 

Estimular a educação e respeito entre todos

Educação e respeito mútuo são fatores-chave de uma postura ética.

Mesmo na hora de corrigir um liderado, desenvolva a empatia para não ser desrespeitoso e arrogante.

Além disso, nunca dirija comentários ofensivos aos colaboradores.

Essa é uma forma de demonstrar, na prática, que é essa postura ética que você espera de cada um na empresa.

Obediência às regras e hierarquia da empresa

A partir da política da empresa, é possível destacar a importância das regras, que devem ser seguidas por todos os profissionais da empresa.

Respeitar a hierarquia entre os cargos também é crucial para a manutenção de um ambiente de trabalho organizado e saudável.

O papel do Coaching na implantação da ética no trabalho

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Você se considera uma pessoa com conduta ética no trabalho?

Talvez, você só tenha refletido de fato sobre a própria postura profissional ao obter alguns insights durante a leitura.

O coaching é uma metodologia que pode dar o suporte necessário para essa reflexão.

Trata-se de um processo direcionado para o aprimoramento de competências e habilidades comportamentais, que foca exclusivamente nas atitudes do indivíduo.

Por meio do coaching, o coachee tem a oportunidade de identificar padrões de comportamento, refletir sobre sua postura e mapear quais atitudes precisam ser alteradas.

Esses benefícios são proporcionados por um intenso processo de autoconhecimento, que coloca o coachee em contato próximo com seus valores e propósito.

Ao ingressar no coaching, você prestará mais atenção à sua postura cotidiana no trabalho e às situações que vivencia nesse ambiente.

Essa é uma forma de identificar quais cenários confrontam os seus valores mais íntimos, gerando comportamentos conflitantes.

Com o apoio do coach, refletirá sobre ações inadequadas, a origem das suas atitudes e padrões de pensamento dominantes.

E, a partir disso, poderá estabelecer objetivos que precisa alcançar para adotar uma postura ética no trabalho.

O coaching auxilia na elaboração de um planejamento estratégico que permite traçar e perseguir as suas metas, fazendo um acompanhamento de desempenho a cada sessão.

Por isso, a metodologia é o suporte adequado para aumentar a ética na empresa, podendo ser realizada tanto pelo líder ou gestor quanto pelos colaboradores.

Para você ter uma ideia, a ética também é um elemento fundamental do coaching.

Ela aparece desde o primeiro momento do processo por meio do estabelecimento de confiança e sigilo na relação entre o coach e o coachee.

Comprometimento também é um fator essencial para garantir o aproveitamento máximo do processo.

Conclusão

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Agora você já conhece a importância da ética no trabalho e diferentes razões para incentivá-la na empresa.

Entre elas, ganham destaque a melhoria do clima organizacional e o fomento ao trabalho em equipe e à organização.

Esse tipo de comportamento deve fazer parte da rotina de todos os colaboradores, líderes e gestores.

Para quem está à frente de uma equipe, isso é ainda mais relevante, uma vez que o líder serve como espelho para os liderados.

Por isso, além de incentivar a ética no ambiente de trabalho, você precisa colocá-la em prática e se tornar uma referência para os demais.

Chegando ao fim deste texto, você já deve ter uma ideia a respeito da sua própria postura, certo?

Mesmo assim, o processo de coaching é válido para ajudar nessa reflexão.

O coaching dá o suporte necessário para que você promova mudanças, encontre o seu propósito e tenha uma postura condizente com seus valores.

Então, que tal conhecer os treinamentos da SBCoaching, organização que é referência mundial na área?

Com essa metodologia, você vai enxergar pontos de vulnerabilidade nas suas atitudes como profissional e reforçar a ética no trabalho para impulsionar sua carreira e obter maior satisfação pessoal.

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Aproveite para deixar um comentário com dúvidas e ponderações sobre o tema.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.