Ética como valor estratégico

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Em decorrência dos problemas sociais e políticos do Brasil, como a desigualdade social, a falta de infraestrutura para a saúde e a educação e a corrupção em todas as esferas políticas, a ética se tornou um assunto bastante abordado nas universidades, escolas, casas e, inclusive, no ambiente de trabalho.

As pessoas têm tomado consciência em relação a questões ligadas à responsabilidade social e à sustentabilidade, exigindo a cada dia atitudes mais coerentes e responsáveis de seus representantes políticos, órgãos públicos e empresas. Por isso, agir com ética é hoje um diferencial estratégico para as organizações.

A tecnologia a favor da ética

 

Com o avanço da tecnologia, os negócios escusos efetuados por empresas e autoridades públicas são descobertos com mais facilidade. E internet ajuda a propagar as notícias sobre essas condutas inadequadas. Assim, inquéritos são abertos e os cidadãos começam a ganhar mais voz.

Uma nova consciência

A sociedade está mais exigente quanto ao modo como os produtos são feitos e os serviços são executados, levando em consideração o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Por esse motivo, estabelecer e seguir padrões éticos, sem dúvidas, é uma vantagem para as organizações.

Diante dessa nova realidade, as companhias se viram obrigadas a rever seus paradigmas, antes intocáveis, e a priorizar a gestão de pessoas na organização, adotando a ética empresarial como uma estratégia. Grandes, médias e pequenas empresas já discutem a importância de manter a coerência entre o discurso que propagam e o que fazem de verdade.

A atual postura do cidadão é o ponto principal de toda essa transformação. Veja:

O cidadão tem voz e poder

As empresas se conscientizaram de que o indivíduo tem voz e direito de escolha e chegaram à conclusão de que dependem da opinião positiva dos cidadãos para se destacarem no mercado e permanecerem à frente de outras organizações.

Os consumidores sabem discernir o que é bom e o que é ruim

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É preciso difundir valores éticos, colocando em primeiro lugar o respeito às pessoas e o compromisso com o trabalho.

Muitas pessoas não compram mais produtos que agridem o meio ambiente e estão atentas à qualidade e ao empenho da organização em entregar o serviço/produto no prazo determinado.

Ética como estratégia

Com a mudança da sociedade, as companhias começaram a enxergar seu comprometimento ético e o de seus funcionários como valor estratégico. É preciso difundir valores éticos, colocando em primeiro lugar o respeito às pessoas e o compromisso com o trabalho. Desse modo, além de alcançar uma postura respeitável, a empresa contribui para que seus colaboradores desenvolvam habilidades e tenham maior motivação pessoal e profissional.

É conveniente que a organização crie um código de conduta, para facilitar a adequação do comportamento dos funcionários às normas éticas adotadas. Todavia, é preciso ter em mente que este documento não é imutável, e que ele pode ser modificado de acordo com cada situação e segundo o cenário social de cada época. O código servirá como um ponto de partida para uma boa convivência e para um melhor desempenho da empresa.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.