Como evitar as gafes online – risco na hora de conseguir um emprego


Os candidatos às vagas de trabalho devem ter bastante cuidado com o uso de redes sociais e outras formas de comunicação na internet. Muitas empresas consultam essas páginas para conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos possíveis funcionários. Situações constrangedoras, como agressões e ofensas, devem ser contidas para não prejudicar a carreira profissional.

No mundo virtual

Hoje em dia, os perfis online dizem muito sobre o comportamento humano. As pessoas costumam expressar opiniões e valores sem medir o alcance das palavras e esquecem que estão em um espaço público. A consequência disso é o cometimento de gafes que podem afetar a decisão do chefe em uma entrevista de emprego.
Veja algumas posturas na rede que atrapalham a ascensão na carreira:

Fazer piadas: Frases jocosas podem ultrapassar o limite da amizade e virar insulto ou humilhação. Nunca provoque isso e, se acontecer com você, evite responder e encerre a conversa.
Exposição do corpo: Postar fotos com roupas provocantes e decotes exagerados pode passar uma má impressão para o contratante. Preserve-se, evitando imagens ou vídeos.
Falta de educação: Perder a cabeça ao argumentar ou discordar de ideias alheias é sinal de que o indivíduo não consegue dialogar com o outro, requisito imprescindível no ambiente de trabalho. Lembre-se que os xingamentos são desnecessários ao expor um comentário.
Indiscrição: Expor a vida íntima nas redes também não é uma atitude bem vista pelo empregador, por isso, só compartilhe informações pessoais com grupos de amigos em que possa confiar e não com internautas desconhecidos.

empresas e redes sociais
Muitas empresas consultam essas páginas para conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos possíveis funcionários.

Tenha atenção

Em uma busca rápida na internet, as lideranças podem identificar condutas que julguem inadequadas para a instituição. Por isso, se possui um perfil na web, mantenha-o atualizado com dados úteis e interessantes. Tenha a tecnologia como aliada e não como lugar de embaraço.
Observe alguns casos que podem ser controlados pelo usuário:
– Os pensamentos e sentimentos devem ser comedidos para evitar constrangimentos. Isso não significa que é preciso deixar a personalidade de lado e não ser você mesmo. Porém, procure agregar valores positivos na hora de escrever em sites ou blogs.
– Preste atenção à forma como dialoga e evite fazer julgamentos de pessoas e falar mal de produtos ou lugares sem uma justificativa coerente. Em certas ocasiões, a crítica negativa é aceitável, mas não é de bom gosto um insulto sem argumentos. Valores como respeito, honestidade e lealdade devem ser premissas mesmo em ambientes eletrônicos.
– Prefira tratar pessoalmente sobre assuntos importantes ou delicados. As mídias sociais e e-mails não têm o tom adequado para isso.
– Pense antes de enviar uma mensagem e avalie as consequências do conteúdo do recado que irá compartilhar com os demais.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.